Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > EstAção IFB: Bora correr?
Início do conteúdo da página

EstAção IFB: Bora correr?

Criado: Terça, 11 de Novembro de 2025, 09h00 | Publicado: Terça, 11 de Novembro de 2025, 09h00 | Última atualização em Segunda, 10 de Novembro de 2025, 14h24 | Acessos: 78

O EstAção IFB desta semana embarca em um tema que vem conquistando cada vez mais brasilienses: a corrida de rua. Mais do que um simples esporte, correr tem se tornado uma forma de promover saúde, qualidade de vida e, principalmente, socialização.

Para falar sobre o assunto, o podcast recebeu Djalma Lopes, professor de Educação Física e Ironman — título concedido a atletas que completam uma das provas mais desafiadoras do triatlo, composta por 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida. Com mais de 30 anos de experiência como corredor, Djalma compartilha histórias, aprendizados e reflexões sobre esse universo que movimenta corpos, mentes e até a economia.

Durante o episódio, o professor explicou a diferença entre corrida e maratona, citou provas tradicionais como a Corrida de São Silvestre e desvendou alguns termos usados entre os corredores. Ele também comentou o crescimento do calendário esportivo local: “Chegamos a ter até seis corridas em um único fim de semana em Brasília. As empresas perceberam o potencial do evento e passaram a promovê-las com mais frequência”, explica.

Além de falar sobre técnica e resistência, Djalma destaca o lado humano do esporte. Para ele, a corrida é uma jornada pessoal: “Correr é desafiar seus próprios limites, é superar o que você era ontem”, afirma. Segundo o professor, os benefícios vão muito além do físico, envolvem também ganhos psicológicos e sociais. “A corrida te proporciona amizades novas, desafios novos. É uma forma de se conectar com as pessoas e com você mesmo.”

E você, quer saber mais sobre esse universo da corrida? Então ouça aqui>> o podcast do EstAção IFB e/ou assista aqui>>  na TV IFB no YouTube.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página