Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Nota oficial frente à violência que vitimou servidoras do Cefet/RJ
Início do conteúdo da página

Nota oficial frente à violência que vitimou servidoras do Cefet/RJ

Criado: Sábado, 29 de Novembro de 2025, 16h20 | Publicado: Sábado, 29 de Novembro de 2025, 16h20 | Última atualização em Sábado, 29 de Novembro de 2025, 16h21 | Acessos: 81

O Instituto Federal de Brasília (IFB) manifesta profundo pesar e consternação diante da violência que vitimou servidoras do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ). O ocorrido fere não apenas a integridade das pessoas envolvidas, mas abala toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cuja atuação se estrutura sobre princípios de dignidade humana, promoção da vida e compromisso com a formação integral.

Como instituição que tem por missão transformar vidas por meio da Educação Profissional e Tecnológica gratuita e de qualidade, reafirmamos que nenhum ato de violência é compatível com o ambiente educacional que defendemos — um espaço de segurança, respeito, equidade e promoção dos direitos humanos.

A visão do IFB, que almeja ser referência como instituição inclusiva e inovadora em ensino, pesquisa, extensão e gestão, só se concretiza quando todos os membros de nossa comunidade — estudantes, servidores e colaboradores — têm garantido o direito de existir, trabalhar e aprender com tranquilidade e proteção.

Expressamos nossa solidariedade às famílias, colegas e à comunidade do Cefet/RJ, reiterando nossa defesa intransigente de ambientes educacionais livres de violência, discriminação e violações de direitos.

A atual gestão do IFB reafirma seu compromisso inegociável com a escuta atenta, o acolhimento responsável e a promoção de ambientes seguros para toda a comunidade acadêmica. Reconhecemos que o Brasil ainda carrega marcas profundas de machismo, misoginia, assédio, racismo, capacitismo e diversas formas de preconceito e violência, que atravessam nossa sociedade e impactam de maneira desigual grupos historicamente vulnerabilizados. Por isso, reafirmamos nosso empenho em enfrentar e combater essas estruturas, fortalecendo políticas de prevenção, formação, cuidado e responsabilização, em consonância com os valores institucionais do IFB e com o compromisso público de construir uma instituição verdadeiramente inclusiva, equitativa e comprometida com os direitos humanos.

Reafirmamos, por fim, que o IFB está comprometido para que nossa instituição siga como espaço onde a vida seja promovida e resguardada em sua plenitude.

Instituto Federal de Brasília – IFB

Reitoria

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página