Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > IFB realiza abertura do Encontro Pedagógico Unificado 2026 na Câmara Legislativa do DF
Início do conteúdo da página

IFB realiza abertura do Encontro Pedagógico Unificado 2026 na Câmara Legislativa do DF

Criado: Segunda, 02 de Fevereiro de 2026, 11h52 | Publicado: Segunda, 02 de Fevereiro de 2026, 11h52 | Última atualização em Segunda, 02 de Fevereiro de 2026, 11h52 | Acessos: 55
imagem sem descrição.

O Instituto Federal de Brasília (IFB) realizou, na manhã desta segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026, a abertura do Encontro Pedagógico Unificado (EPU) 2026. O evento aconteceu na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e reuniu gestores, docentes, técnicos administrativos e representantes estudantis para refletir sobre os rumos da educação na Rede Federal e planejar o ano letivo.

A programação teve início com a apresentação artística da estudante Daniele Félix, do curso de Licenciatura em Dança do IFB Campus Brasília, que emocionou o público presente e marcou o início das atividades do encontro.

Em seguida, foi realizada a mesa de abertura, composta pela reitora do IFB, Veruska Machado; pela pró-reitora de Ensino, Rosa Amélia; por Maria Eduarda Queiroz, representante da União Nacional dos Estudantes (UNE); e por Paulo Henrique Viana Araújo, representante da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

Durante sua fala, a pró-reitora de Ensino, Rosa Amélia, apresentou um histórico das conferências de 16 anos do IFB, destacando o papel do Encontro Pedagógico Unificado como espaço de diálogo, formação e construção coletiva das práticas educativas no IFB.

A reitora Veruska Machado abordou o histórico das políticas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, ressaltando os avanços conquistados ao longo dos anos e os desafios para a consolidação de uma educação pública, gratuita e socialmente referenciada.

“A trajetória da Rede Federal não é comum. Ela nasce a partir de um desenho institucional diferenciado”, afirmou a reitora. Segundo ela, é fundamental manter clareza sobre a identidade da instituição. “Precisamos sempre retomar a pergunta: para que o IFB existe? Essa reflexão é essencial para que possamos trilhar nossos caminhos com coerência e compromisso social”, destacou.

Na sequência, Valdiná Régis Lopes Feitosa, diretora de Planejamento e Orçamento (DRPO), apresentou um panorama do alcance institucional e das perspectivas do IFB para o ano de 2026, evidenciando metas, prioridades e estratégias de fortalecimento da instituição.

Programação da tarde

A programação do EPU 2026 segue no período da tarde com as seguintes atividades:

  • 14h – Apresentação do Repositório do IFB, conduzida pela Biblioteca, e do Sistema de Administração Pública Ensino (Suap Ensino).
    Em seguida, será realizada a mesa-redonda com o tema “Humanização dos processos de trabalho em tempos de Inteligência Artificial”.

  • 17h – Encerramento.
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página