Abertas inscrições para o Curso de Formação Popular em Direitos das Mulheres
O Instituto Federal de Brasília (IFB) participa do Programa Nacional de Formação Popular em Direitos das Mulheres, em parceria com o Ministério das Mulheres e outros cinco Institutos Federais em diferentes regiões do Brasil, reiterando o compromisso institucional com a construção coletiva de ações estruturantes em defesa dos direitos das mulheres.
A iniciativa, no âmbito do Distrito Federal, consiste em ofertar o Curso de Formação em Direitos das Mulheres presencialmente em 6 campi do IFB, com o objetivo de ampliar e fortalecer o conhecimento acerca de seus direitos, dos caminhos de acesso à justiça e do combate à discriminação e à opressão. O projeto busca atuar como uma ponte entre o Estado e a população, com especial atenção às desigualdades de gênero.
Esta rede entre o Ministério das Mulheres e Institutos Federais é uma iniciativa piloto que pretende capacitar mais de mil mulheres em diferentes regiões do país. A ação busca fortalecer estratégias de prevenção à violência de gênero, ampliar o acesso à informação sobre direitos e apoiar a atuação de mulheres como lideranças comunitárias em seus territórios. A coordenação geral da iniciativa é do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Campus Hortolândia e reúne seis Institutos Federais.
A metodologia do curso baseia-se na educação popular e no protagonismo das participantes, utilizando oficinas, rodas de conversa, palestras interativas, estudos de caso e atividades comunitárias. Entre os temas abordados estão direitos humanos, Lei Maria da Penha, violência de gênero, saúde da mulher, direitos sexuais e reprodutivos, racismo estrutural, direitos trabalhistas e funcionamento das políticas públicas, além do fortalecimento das redes de atendimento às mulheres.
Nesse sentido, o edital lançado dará prioridade à seleção de Promotoras Legais Populares que já atuam em suas regiões, reconhecendo e fortalecendo essa rede histórica de mulheres que desenvolvem ações de orientação, mobilização comunitária e enfrentamento à violência contra as mulheres.
Formação no Distrito Federal
No IFB a seleção é para 18 formadoras para o Curso de Formação Popular em Direitos das Mulheres. São 3 vagas para cada campus participante do IFB: Ceilândia, Planaltina, Estrutural, Recanto das Emas e São Sebastião. Haverá também uma para o Sol Nascente e, enquanto o campus na região não foi inaugurado, a ação acontecerá na Escola Classe 68 de Ceilândia, parceira do IFB.
As inscrições são feitas exclusivamente por formulário online, disponível no link https://forms.gle/K7xWvXKe4tGoS8pm9, até o dia 22 de março de 2026.
No ato de inscrição, a candidata deve preencher o formulário eletrônico, anexando os seguintes documentos comprobatórios digitalizados e legíveis, salvos em extensão PDF em arquivo único com, no máximo, 10MB: Cópia do RG e CPF e documentação comprobatória de atuação e formação.
A pontuação irá considerar tempo de experiência e atuação, além de participações em cursos e eventos. A candidata pode apresentar certificados que comprovem:
- Formação como Promotora Legal Popular.
- Tempo de atuação como formadora ou educadora popular.
- Experiência em movimentos ou coletivos de defesa dos direitos das mulheres.
- Participação em projetos, cursos e eventos relacionados às temáticas de gênero, feminismo, direitos humanos, políticas públicas e enfrentamento à violência contra as mulheres.
- Experiência em educação popular e formação de grupos comunitários.
Datas importantes
- Inscrições: até 22/03/2026.
- Resultado preliminar: 03/04/2026.
- Capacitação online: 22, 23, 24, 27 e 28 de abril de 2026 (período noturno).
- Início das atividades: 04/05/2026.
O valor da bolsa mensal é de R$ 850,00 (oitocentos e cinquenta reais), e a carga horária semanal é de 8 (oito) horas, durante 9 meses (abril a dezembro/2026).
Locais:
Turma 1 – Campus Ceilândia | QNN 26, área especial (entre a Faculdade de Ceilândia da UnB e a linha do metrô), CEP 72.220-260, Ceilândia (DF)
Turma 2 – Campus Planaltina | Rodovia DF – 128, km 21, Zona Rural de Planaltina. CEP: 73380-900. Planaltina/DF. Sala 203.
Turma 3 – Campus Estrutural | SCIA, Quadra 16, Área Especial n°. 01, Cidade do Automóvel, CEP: 71250-000. Sala 406.
Turma 4 – Campus Recanto das Emas | Avenida Monjolo, Chácara 22, Núcleo Rural Monjolo – Recanto das Emas - DF (atrás da Quadra 300). CEP: 72.620-100.
Turma 5 – Campus São Sebastião | Área Especial 2, S/N, Bairro São Bartolomeu - São Sebastião/DF. CEP: 71.697-040 (ao lado do Centro Olímpico da cidade). Sala 17 (Bloco de Laboratórios - Antiga Multimeios Didáticos).
Turma 6 – Campus Sol Nascente | QNR 2 Lote 2 Setor R Norte - Ceilândia/DF (espaço provisório - Escola Classe 68).
Dúvidas e informações poderão ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Acesse os documentos e confira todas as informações.

Redes Sociais