Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Felicidade no trabalho entra em pauta em roda de conversa promovida pela Enedes no IFB
Início do conteúdo da página

Felicidade no trabalho entra em pauta em roda de conversa promovida pela Enedes no IFB

Criado: Terça, 14 de Abril de 2026, 10h51 | Publicado: Terça, 14 de Abril de 2026, 10h51 | Última atualização em Terça, 14 de Abril de 2026, 10h51 | Acessos: 59

A busca por bem-estar no ambiente corporativo foi o tema central da roda de conversa “Felicidade no Trabalho: Possibilidade ou Realidade?”, realizada nessa segunda-feira,13 de abril, na sala interativa da Escola de Negócios e Desenvolvimento Social (Enedes), do Instituto Federal de Brasília (IFB). O encontro reuniu estudantes e público externo em um espaço de diálogo aberto sobre propósito, motivação e desafios da vida profissional.

Conduzida pela palestrante Andrea Duarte, diretora de Felicidade da Associação Brasileira de Recursos Humanos (AAPSA),  a atividade trouxe reflexões práticas sobre como atitudes individuais podem impactar diretamente a experiência no trabalho. Ao longo da conversa, foram abordados temas como autocontrole, automotivação, empatia, resiliência diante das demandas do cotidiano corporativo e da vida pessoal.

Segundo Andrea, a proposta do encontro foi provocar reflexão, e não oferecer fórmulas prontas. “O objetivo não foi ensinar nada, mas mostrar que as pessoas podem aplicar ferramentas como autocontrole e automotivação na própria vida e, assim, impactar positivamente o ambiente de trabalho”, destacou.

A roda de conversa também se consolidou como um espaço de escuta ativa, no qual os participantes puderam compartilhar percepções, desafios e expectativas em relação à carreira e ao propósito de vida. Com uma condução leve e acolhedora, Andrea estimulou a troca de experiências, promovendo um ambiente de confiança e participação.

Para a produtora de eventos e ex-aluna do IFB, Nara Gehres, iniciativas como essa reforçam o papel da Enedes na formação integral dos estudantes e no apoio ao desenvolvimento profissional. “A ação integra as atividades desenvolvidas pela Enedes para capacitação dos empreendedores do Distrito Federal. A oficina reforçou a importância de a pessoa estar plenamente feliz no ambiente profissional que escolher”, afirmou.

A realização do evento reflete uma tendência crescente no mercado, em que empresas passam a investir em estratégias voltadas à promoção de ambientes mais saudáveis, produtivos e alinhados ao bem-estar dos colaboradores.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página