Está aberta a votação para a escolha do novo mascote do JIF
O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) publica o Edital Conif nº 07/2026, para seleção da Mascote Oficial dos Jogos das Instituições Federais (JIF).
A comunidade da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica pode escolher entre o Rabito, o Jeff e o Jifão como o novo mascote dos Jogos das Instituições Federais (JIF). A votação popular, aberta nesta quarta-feira (5/8), definirá qual das três propostas finalistas representará oficialmente a competição esportiva. A consulta ficará disponível até as 23h59 do dia 9 de agosto de 2026, e o resultado será divulgado em 10 de agosto, Dia do Estudante.
O mascote vencedor será utilizado nas ações de comunicação institucional, campanhas promocionais, materiais gráficos, mídias digitais e demais iniciativas relacionadas ao JIF, acompanhando as próximas edições da competição. “A escolha do mascote representa mais do que a definição de um personagem. Será a definição de um símbolo. Incluir nossas comunidades nesse processo amplia a construção da identidade dos Jogos”, avalia o presidente do Conif, Júlio Xandro Heck.
As três propostas finalistas foram desenvolvidas por representantes de diferentes instituições da Rede Federal. A mascote Rabito, classificada em primeiro lugar na etapa de avaliação da comissão julgadora, foi criada pela estudante de graduação Thayna Gonçalves dos Santos, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A segunda colocação ficou com a proposta Jeff, de autoria do servidor Fágner José Soares Gomes, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Já a terceira finalista é a mascote Jifão, elaborada pelo estudante do Ensino Médio Integrado Davy da Costa Pereira, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).
Conheça as três propostas finalistas
Rabito: cão comunitário desenvolvido para representar os Jogos das Instituições Federais (JIF) de maneira afetiva, inclusiva e de alcance nacional. O mascote não reproduz uma raça específica ou um animal restrito a uma região, mas simula a união de características físicas de diversos cães comunitários que são acolhidos pelos campi da Rede Federal.
Jeff: cachorro caramelo com estética esportiva e postura otimista, criado sob a premissa de ser um mascote simples e de fácil memorização. A proposta visa o engajamento amplo, dialogando não apenas com estudantes, mas também com servidores e a comunidade externa.
Jifão: vira-lata caramelo com traços antropomórficos projetado para personificar o verdadeiro estudante-atleta da Rede Federal. Acompanhado de uma bola de futebol, um caderno e uma mochila, o mascote exibe um perfil jovem, amigável e dedicado.
Como votar
A votação está disponível on-line no endereço https://portal.redefederal.org.br/jif.
Sobre os JIFs
Os Jogos das Instituições Federais reúnem, anualmente, estudantes das 41 instituições associadas ao Conif que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Além das disputas esportivas, o evento promove a integração entre as instituições, incentiva a qualidade de vida e fortalece os valores educacionais que caracterizam a Rede Federal. A edição 2026 será realizada entre os dias 18 e 23 de outubro, em Goiânia (GO).
Redes Sociais