Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Riacho Fundo > 1º Concurso de Receitas do Cerrado do IFB com inscrições até 25 de agosto
Início do conteúdo da página

1º Concurso de Receitas do Cerrado do IFB com inscrições até 25 de agosto

Criado: Sexta, 14 de Agosto de 2020, 15h09 | Publicado: Sexta, 14 de Agosto de 2020, 15h09 | Última atualização em Sexta, 14 de Agosto de 2020, 15h48 | Acessos: 340

Durante a programação da II Jornada Nacional do Conhecimento Sabores e Saberes do Cerrado, promovida pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), será realizado o 1º Concurso de Receitas do Cerrado, com período de inscrições entre os dias 11 e 25 de agosto. 

O concurso, de caráter cultural e recreativo, visa incentivar cozinheiros amadores e profissionais no uso de especiarias do Cerrado, gerando a valorização dos produtos da sociobiodiversidade do Cerrado na gastronomia.  Uma condição para participar do concurso é utilizar-se do "Baru" – espécie nativa do Cerrado – como item obrigatório na receita.

O resultado final do concurso será no dia 11 de setembro, data alusiva ao Dia do Cerrado. Para os vencedores de cada categoria, a premiação inclui kit com produtos da Central do Cerrado e o livro "Frutos do Cerrado: 100 e espécies atrativas para o Homo sapiens", do biólogo Marcelo Kuhlmann.  

Para participar, confira o edital no site do IFB ou aqui no site específico do evento. O formulário para inscrições no concurso estará disponível até o dia 25 de agosto.

 

Alguns jurados

Entre os destaques do júri estão Madalena Soares, ex-estudante do Instituto Federal de Brasília, técnica em Agropecuária pelo IFB, extrativista, agricultora familiar e assentada da reforma agrária (foto com camiseta vermelha); chef Lucas Corazza, considerado um dos mais renomados chefs patissier do Brasil da atualidade. É confeiteiro e é um dos jurados mais queridos do reality show Que Seja Doce, no canal GNT; e a chef Ieda de Matos, do Instituto Brasil a Gosto, dona do

restaurante Casa de Ieda, em São Paulo, nascida e criada na roça na Chapada da Diamantina, na Bahia (foto com camiseta amarela).

 

Evento on-line e gratuito

Nesta segunda edição da Jornada Nacional do Conhecimento Sabores e Saberes do Cerrado, o evento está sendo realizado totalmente on-line devido à pandemia do novo coronavírus. O evento é uma iniciativa da área de Gastronomia do Campus Riacho Fundo e segue até o dia  11 de setembro – totalmente gratuito e aberto ao público. Entre as atividades, a jornada contará com a palestra magna, aulas-show, webnário, concurso de receitas e mostras fotográficas. 

 “Tendo em vista o contexto da pandemia, a jornada foi totalmente adaptada ao ambiente virtual e será transmitida pelo canal TV IFB, no YouTube. Com a internet, nosso evento ganha outra dimensão”, destaca a professora de gastronomia do IFB e uma das coordenadoras e idealizadoras do evento Ana Paula Jacques.  

A jornada inclui aspectos de interdisciplinaridade sobre o Cerrado envolvendo a coordenação da área de Geografia, com os professores Edilene Américo Silva e José Vandério Cerqueira Pinto, ambos do Instituto Federal de Brasília. 

 

Programe-se na TV IFB

Terça-feira (18/08), às 17h: Aula-show com a chef e proprietária do restaurante Casa de Ieda (SP), Ieda de Matos. 

Terça-feira (25/08), às 17h: Aula-show com o Professor de Culinary Arts do Culinary Institute of America (CIA at Greystone) e autor do livro The Brazil Project, Almir da Fonseca. 

Terça-feira (01/09), às 17h: Aula-show com o chef e proprietário do restaurante Conca Cozinha Original (DF), Diego Badra. 

Quarta-feira (09/09) • às 17h: Webnário “Bioeconomia e agregação de valor às cadeias produtivas agrícolas”, com o Diretor-Chefe da Unidade Embrapa Alimentos e Territórios, João Flávio Veloso, e o Professor Sênior do Programa de Ciência Ambiental do IEE/USP, Ricardo Abramovay. • às 18h30: Webnário “Desafios e oportunidades para os produtos da sociobiodiversiade do Cerrado”, com a administradora e gestora da COPABASE (Arinos/MG), Dionete Barbosa, e a ecóloga, mestre em Ecologia pela UnB e coordenadora do Programa Cerrado e Caatinga no ISPN, Isabel Figueiredo. Todas as transmissões serão veiculadas de forma aberta pelo canal da TV IFB. Basta apenas acessar e inscrever-se aqui no canal.

 

II Jornada do Conhecimento de Sabores e Saberes do Cerrado

Programação de 11 de agosto a 11 de setembro

Inscrições para o 1º Concurso de Receitas do Cerrado até o dia 25 de agosto

Transmissão pela TV IFB

Informações em www.ifb.edu.br e https://saboresesaberesdocerrado.com/

Crédito para as imagens: Reprodução/ II Jornada Sabores e Saberes do Cerrado

Fim do conteúdo da página