Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Riacho Fundo > Professora do IFB participa do 3º Encontro Franco-Brasileiro de Turismo Sustentável
Início do conteúdo da página

Professora do IFB participa do 3º Encontro Franco-Brasileiro de Turismo Sustentável

Criado: Quinta, 21 de Setembro de 2023, 16h30 | Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2023, 16h30 | Última atualização em Quinta, 21 de Setembro de 2023, 16h58 | Acessos: 239

A professora de francês Marina Silveira de Melo, docente do IFB Campus Riacho Fundo, foi contemplada pelo Edital 08 do Conif para participar de uma formação em "Francês: língua profissional do Turismo" durante o 3° Encontro Franco-Brasileiro de Turismo Sustentável.

O 3º Encontro Franco-Brasileiro de Turismo Sustentável aconteceu entre os dias 13 e 15 de setembro de 2023, em Salvador, com realização da Embaixada da França no Brasil e do SENAC. Houve a apresentação de ricos e diversificados painéis sobre, entre outros assuntos, a noção de turismo sustentável; Gestão territorial, áreas protegidas e atividades turísticas; Selos e certificados para valorização do turismo sustentável; Patrimônio e Gastronomia. 

Além dos painéis, foram desenvolvidos grupos de trabalho (GT), dentre os quais o de Francês – língua profissional do turismo. Esse GT, do qual participou a professora Marina Melo, foi conduzido pelas professoras e pesquisadoras do assunto: Chantal Parpette (Université Lumière Lyon 2) e Heloísa Albuquerque (USP). O GT reuniu professores de Francês dos Institutos e Universidades Federais, Alianças Francesas e SENACs. 

De acordo com a professora Marina Melo, a participação no evento, que se deu por meio de edital aberto pelo CONIF, foi de extrema importância sobretudo por dois aspectos. Primeiro, porque ela observou ser possível conciliar Turismo, Gastronomia e Sustentabilidade nas disciplinas de Francês para Fins Específicos que leciona, nos cursos de Gastronomia, Panificação e Hotelaria, no IFB Campus Riacho Fundo. Segundo, porque o produto final desse encontro é a oferta de uma formação em Francês para o Turismo construída de forma interinstitucional, com a participação dos Institutos Federais de Brasília, do Maranhão, do Ceará e de Pernambuco. 

Ainda segundo a professora Marina Melo, “embora estejamos trabalhando na construção de um curso que possa ser utilizado pelos Institutos Federais citados, não vamos deixar de considerar questões regionais. Hélène Ducret, adida de cooperação educativa da Embaixada da França e responsável pelo programa “Francês, a língua profissional do turismo no Brasil”, reforçou, durante sua fala no evento, a necessidade da pesquisa de campo para construir sequências didáticas de aulas adaptadas às regiões, inscrevendo-se cada vez mais na dimensão territorial do turismo sustentável e do idioma. 

Fim do conteúdo da página