Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Riacho Fundo > Alunos de Panificação e de Gastronomia recebem sócio da Padaria Castália
Início do conteúdo da página

Alunos de Panificação e de Gastronomia recebem sócio da Padaria Castália

Criado: Quarta, 06 de Dezembro de 2023, 17h14 | Publicado: Quarta, 06 de Dezembro de 2023, 17h14 | Última atualização em Quarta, 06 de Dezembro de 2023, 17h16 | Acessos: 150
imagem sem descrição.

Nessa segunda-feira, dia 4 de dezembro, os professores dos cursos Técnico em Panificação e Tecnologia em Gastronomia receberam o convidado André Neiva Tavares, administrador e sócio da Padaria Castália, para uma roda de conversa com os alunos. A atividade foi uma iniciativa dos professores Breno Araújo Oliveira e Maíra Palmeira e da estudante Bianca Rocha do Nascimento. 

Durante a conversa, foram tratados importantes assuntos transversais aos cursos envolvidos. André Neiva falou sobre o início da empresa, sobre o perfil dos sócios, que, assim como muitos estudantes, iniciaram suas carreiras em outras áreas e, após uma recondução profissional, ingressaram na Panificação. André abordou também o que considera como os pilares de um bom profissional: formação na área, estudo de forma autônoma e experiência profissional. 

A roda de conversa deu origem a assuntos, como os desafios de se empreender, a escolha e o uso de equipamentos, a escolha de insumos e de fornecedores, a definição do cardápio, entre outros. André Neiva deu sugestões preciosas para os estudantes de Gastronomia e Panificação: treinar o preparo de pão em casa para controlar possíveis problemas com farinha, fermento, sal; investir no estudo de pães de fermentação natural e processos naturais de panificação, pois há poucos profissionais na área; fazer uma formação sobre liderança para se preparar para o cargo de chefe de produção. 

Vale ressaltar que André Neiva, em nome da Padaria Castália, também contribuiu para o curso de Panificação por meio de doação de farinha do tipo T 45 para que os estudantes pudessem ter acesso a ingredientes de ponta da área. Marina Melo, coordenadora do curso de Panificação, reconhece o gesto dos empresários da Castália como um grande estímulo ao aprendizado desses alunos, bem como a expressão de apoio à educação pública.

Fim do conteúdo da página