Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Riacho Fundo > Aula Magna da Especialização em Ensino de Humanidades e Linguagens
Início do conteúdo da página

Aula Magna da Especialização em Ensino de Humanidades e Linguagens

Criado: Sexta, 03 de Outubro de 2025, 16h06 | Publicado: Sexta, 03 de Outubro de 2025, 16h06 | Última atualização em Sexta, 03 de Outubro de 2025, 16h07 | Acessos: 18

No dia 2 de outubro, a Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Humanidades e Linguagens do IFB Campus Riacho Fundo promoveu a Aula Magna de abertura do segundo semestre de 2025 e acolhimento de uma nova turma.

A aula contou com a presença do professor Dr. Nidi Bueno, que proferiu a palestra “O ódio e a linguagem no ensino de humanidades: desafios e oportunidades”.

Nidi Bueno é doutor em Relações Internacionais (UnB/Georgetown University). Foi professor visitante na Universidade de Georgetown (Washington, EUA), atuou como professor em programas de pós- graduação no Brasil e no exterior e foi agraciado com diversos prêmios acadêmicos. Possui artigos e livros publicados no Brasil e nos Estados Unidos. Atualmente é presidente do Instituto Diplomacia (Brasil).
Em sua fala, o professor apresentou em perspectiva filosófica o conceito do ódio e sua expressão na atualidade. Também teceu reflexões profundas e inspiradoras para a promoção de uma postura mais humana nas relações, pautada sobretudo na tolerância.
O Prof. Bueno também ressaltou a necessidade de uma quebra de paradigmas, estimulando os docentes a desverticalizar o processo de ensino-aprendizagem, para que o conhecimento possa ser construído a partir das experiências dos próprios discentes.
O evento contou ainda com a participação de estudantes e docentes dos cursos de Geografia e de Restaurante e Bar, além da pós-graduação.

Fim do conteúdo da página