IFB Campus Riacho Fundo celebrou a Semana da Consciência Negra com programação variada
Nos dias 12, 13 e 14 de novembro aconteceu a primeira edição da Semana da Consciência Negra do IFB Campus Riacho Fundo. Foram três dias de uma programação recheada de atividades. O evento foi organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do campus, juntamente com docentes e discentes de diferentes cursos.
A comunidade acadêmica participou ativamente do evento, que contou com palestras, roda de conversa, cinedebate, oficinas, apresentações musicais, degustação, sarau e até desfile!
Na tarde do dia 12, tivemos a presença da escritora Cristiane Sobral, que por meio da poesia inspirou os estudantes de licenciatura a se engajar por uma educação antirracista. Em seguida, foi a vez da palestra do professor Francisco Higo Amorim, que discorreu sobre a representação de pessoas negras em nossa sociedade a partir de verbetes de dicionários. A programação do dia contou ainda com a projeção e debate sobre os curtas “Travessia” e “O papel e o mar”.
A programação do dia 13 contou com uma roda de conversa sobre “Hospitalidade e Consciência Negra”, com a presença de Adenilton Santos (@adenilton_santos_, coordenador da Frente Favela Brasil (@ffavelabrasil), e João Moreno, radialista da Rádio Líder FM. Também foi realizada uma oficina de pulseiras de macramê ministrada por estudantes, que foi um sucesso de público. Os participantes também tiveram oportunidade de fazer tranças com Emily Durães (@emy.liverbraids). E a noite se encerrou com um delicioso lanche de confraternização.
Já no dia 14, tivemos uma oficina de Literatura Negra, uma degustação imersiva em “Collation”, da autora Camaronesa Léonora Miano e uma oficina de degustação de Jambalaya, prato típico da Louisiana (EUA), com forte influência da culinária cajun e creole. Foi realizado o sarau IFBlack, com microfone aberto para declamação de poesia, e a programação cultural contou com a banda “Os Bivolts” e uma apresentação em free style de Mc Nimsai (@nimsaimc) e convidados.
O evento sensibilizou todos para a conscientização acerca da luta antirracista e conquistou os estudantes, que deixaram suas impressões: Camila Pinheiro Gonçalves disse que adorou os palestrantes e que os eventos foram enriquecedores; já Késya Gomes Resende afirmou que o evento foi inspirador e superou todas as expectativas em sua proposta de celebrar, educar e empoderar; e Náthaly Cardoso Rodrigues considerou que o evento foi um momento de aprendizado, acolhimento e valorização da cultura negra.
A equipe de organização surpreendeu-se com o engajamento de todos nas atividades. A boa adesão demonstra a sensibilização da comunidade acadêmica do IFB Campus Riacho Fundo para a questão étnico-racial e reforça o compromisso de todos, professores, servidores e estudantes, com uma educação antirracista.


Redes Sociais