IFB leva estudantes para a Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (Omif)
Entre os dias 21 e 23 de novembro, o IFPR – Campus Iratí sediou a VII Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (Omif). O evento contou com a participação de estudantes e professores da rede federal de educação básica de mais de 290 campi de todo o Brasil.
A delegação do IFB foi composta pelos estudantes Murilo Albuquerque (Curso Técnico Integrado em Cozinha/Campus Riacho Fundo ) e Rebeca Xavier (Curso Técnico Integrado em Eletromecânica/Campus Taguatinga), além do professor Thafarel Teixeira (Campus Riacho Fundo).
Além da realização da prova da segunda fase, os estudantes participaram de oficinas, palestras, minicursos e eventos culturais. Segundo o estudante Murilo, seu interesse por Matemática surgiu quando começou a perceber padrões na matemática e, no 6º ano, quando foi apresentado à Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), passou a se interessar por competições olímpicas de conhecimento.
Para Rebeca, a expectativa era vivenciar novas experiências e conhecer pessoas de todo o Brasil com um interesse comum: a matemática. A estudante conta ainda que, desde o seu ensino fundamental, a exatidão e os desafios matemáticos a fizeram ter gosto pela área e que, por meio de um projeto de seus professores no Campus Taguatinga, teve contato com problemas diferentes que lhe chamaram muito a atenção.
Sobre a participação nesta edição, Murilo e Rebeca relatam, respectivamente, que
“A Omif foi um baita evento, não só uma olimpíada, que reuniu gente que ama matemática de praticamente todos os Estados do Brasil. Além da prova, as oficinas foram muito boas e divertidas, e nos acrescentaram conhecimento. Conhecer gente que tem os mesmos interesses que você foi a melhor parte. Essa foi a minha primeira vez na Omif e espero vir mais vezes”.
“Foram dias muito diferentes. Dormi perto de meninas do Tocantins, de São Paulo, do Mato Grosso, de Minas e de Santa Catarina. Estar aqui, em meio a tantas pessoas inteligentes, palestrantes e professores incríveis, me incentiva ainda mais a continuar me dedicando aos estudos e buscando evoluir. Acho que a Omif, além de tudo, me trouxe a sensação de que ainda tenho muito a aprender — não de uma maneira ruim, mas de um jeito que me impulsiona a melhorar. Gostei muito da experiência e quero poder estar aqui mais vezes”.
A Omif é realizada em duas fases: local, em cada campus participante, e a fase nacional, que ocorre em um instituto-sede escolhido anualmente. Em 2025 foram cerca de 320 estudantes selecionados, e foi a terceira vez que o IFB participou presencialmente da segunda fase; as outras ocorreram no IFCE – Campus Fortaleza (2023) e IFMT – Campus Bela Vista (2024). Para mais informações acesse a página do evento em https://omif.com.br/.

Redes Sociais