Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > São Sebastião > Chás Fitoterápicos e Kombucha serão temas de oficinas do Campus São Sebastião na 13ª Feira Internacional do Artesanato
Início do conteúdo da página

Chás Fitoterápicos e Kombucha serão temas de oficinas do Campus São Sebastião na 13ª Feira Internacional do Artesanato

Criado: Quarta, 10 de Abril de 2019, 10h37 | Publicado: Quarta, 10 de Abril de 2019, 10h37 | Última atualização em Quarta, 10 de Abril de 2019, 14h49 | Acessos: 706

O IFB Campus São Sebastião em parceria com a Feira Internacional de Artesanato (Finnar) realiza a tradicional "Nossa Quitanda" durante o evento marcado para o dia 12 a 21 de abril. A "Nossa Quitanda" é uma feira do IFB de produtos  orgânicos originários da agricultura familiar. Além de frutas, legumes, verduras, biscoitos caseiros e farinhas, outros produtos feitos à partir da mandioca são oferecidos ao publico consumidor.

A novidade desta edição, na feira para o IFB, é o lançamento de um espaço dedicado aos "Chás Medicinais", alívio para a dor de cabeça ou mesmo para situações de estresses. A ideia é voltada tanto para aquisição e consumo imediato ou para quem deseja ter em casa sua própria hortinha caseira. Na oportunidade serão apresentados os diferentes tipos de ervas cultivadas e as plantas nativas do cerrado, suas propriedades e indicações no uso medicinal. O projeto também resgata e valoriza o conhecimento e  a cultura das raizeiras com seus saberes populares herdados pela ancestralidade. Josefa Francisco Gomes Ataides, egressa da turma de Vivericultora do Campus São Sebastião, ministrará a Oficina de Chás Fitoterápicos e, dará informações sobre o cultivo e uso popular de plantas medicinais, com soluções baseadas na Aromaterapia.                                      

Nesta mesma linha, a Oficina de Kombucha será outro destaque entre as atividades do IFB durante a feira. Imagina, aprender a preparar a Kombuchá - o "famosinho" chá fitness milenar, que alia saúde e boa forma, e ainda poder aprender a cultivá-lo em casa? "A proposta desta oficina é reforçar os cuidados e o bem estar de cada um de nós em casa. A experiência para quem hoje produz a Kombucha, tem sido de afirmar que se cultiva uma fábrica de saúde em casa", explica Vera Lúcia de Carvalho Bueno, coordenadora das atividades pelo IFB Campus São Sebastião.

Por fim, também será promovido no evento uma roda de conversa informal  com os agricultores locais. Uma parada obrigatória para  a prosa entre os produtores e o público visitante - momento de encontrar pessoas acolhedoras, cheias de sabedoria popular e, compartilhar conhecimentos tradicionais!

Programe-se: IFB Campus São Sebastião na 13º edição da Feira Internacional do Artesanato

12 a 21 de abril de 2019/ Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Nossa Quitanda - (13/04) sábado e domingo (14/04) a partir das 11 horas - www.facebook.com/events/2167051083360766/

Oficina de Kombucha - 13/04 (sábado) - Das 14 h às 15 horas
Inscrição por ordem de chegada: 20 Vagas - https://www.facebook.com/events/277911706473332/

Oficina de Chás Fitoterápicos - 13/04 (sábado) - Das 15h30 às 16h30

Inscrição por ordem de chegada: 20 Vagas - https://www.facebook.com/events/387490221833526/

Informações em www.ifb.edu.br 

 

Fim do conteúdo da página