Capacitismo, acessibilidade e Desenho Universal para a Aprendizagem

Você já ouviu falar sobre "capacitismo"? Ou sobre "desenho universal para a aprendizagem"? Esses e outros temas foram tratados em uma palestra no IFB Campus São Sebastião, nessa quinta-feira, dia 15/5/2025, pela professora doutora Cândida Beatriz Alves, psicóloga e professora adjunta do Departamento de Teoria e Fundamentos da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.
A palestra abordou o capacitismo enquanto condição que marca o desprezo e desconhecimento das capacidades de pessoas com deficiência, o que faz com que haja uma negação da participação das pessoas com deficiência na sociedade, por isso a necessidade de se falar sobre inclusão para superar as barreiras principalmente atitudinais e educacionais. O público-alvo da palestra foram estudantes do curso superior de licenciatura em Pedagogia, e dos cursos técnicos em Desenvolvimento de Sistemas Educacionais. Ambos os cursos têm em seus currículos de formação a educação inclusiva.
Conforme explicou a professora Cândida Alves, o desenho universal para a aprendizagem vem então como uma proposta de múltiplas formas para que todos possam acessar o currículo, eliminando barreiras e com o foco nas habilidades de cada pessoa. Conforme a professora Blenda Cavalcante de Oliveira, organizadora do evento, "os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre essa proposta, além de interagir, tirar dúvidas e saberem onde e como se aprofundarem mais sobre o tema que é de relevância para a formação profissional de cada um.".
Redes Sociais