Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > São Sebastião > IFB Campus São Sebastião cria o Projeto de Ensino “Instalação do Laboratório de Biologia”
Início do conteúdo da página

IFB Campus São Sebastião cria o Projeto de Ensino “Instalação do Laboratório de Biologia”

Criado: Terça, 29 de Julho de 2025, 09h55 | Publicado: Terça, 29 de Julho de 2025, 09h55 | Última atualização em Terça, 29 de Julho de 2025, 09h58 | Acessos: 104
imagem sem descrição.

O Projeto de ensino “Instalação do Laboratório de Biologia – mobiliário, equipamentos e rotinas para os componentes curriculares de Biologia e Ciências da Natureza”, coordenado pelo professor de Biologia do IFB Campus São Sebastião Antônio dos Santos Júnior, promove um espaço pedagógico visando à execução de práticas educativas para o desenvolvimento do pensamento científico.

O projeto fundamenta-se no uso pedagógico do laboratório para despertar a curiosidade, o senso crítico e o interesse dos estudantes pela ciência. O alvo é contribuir na formação de cidadãos conscientes e preparados para os desafios do mundo contemporâneo, tanto em sociedade como no ambiente de trabalho.

As atividades do projeto são destinadas aos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Administração e em Desenvolvimento de Sistemas Educacionais, do Proeja em Secretariado e da Licenciatura em Pedagogia.

Por meio de práticas de microscopia, citologia, microbiologia, histologia, anatomia humana, zoologia e botânica, os estudantes exploram conceitos biológicos, observam fenômenos naturais e elaboram soluções relacionadas aos questionamentos da biologia e das ciências da natureza.

Os estudos de biologia e de ciências da natureza estão presentes nos cursos do IFB Campus São Sebastião de diferentes formas. Às vezes, eles estão evidentes, como no componente Biologia para o Curso Técnico Integrado ao ensino médio, indicando estudos de Botânica, Zoologia e Histologia. Outras vezes, eles aparecem de forma não explícita, como o Componente de Ciências Naturais para o Proeja, envolvendo estudos relacionados à promoção da saúde individual, coletiva e no trabalho, ou da compreensão dos mecanismos de reprodução humana e de hereditariedade. Por fim, eles também surgem como base da atuação profissional, como o componente Escola e Conhecimento em Ciências da Natureza para a Licenciatura em Pedagogia, quando os professores em formação devem aprofundar seus conhecimentos sobre o mundo natural na perspectiva de conduzir aulas de ciências sobre o mundo biológico no ensino fundamental I. 

Enfim, esse espaço de experimentação e aprendizagem, propicia aos estudantes do IFB São Sebastião uma experiência profunda e relevante, por meio da manipulação de microrganismos, de modelos biológicos e da condução de experimentos. O objetivo esperado é que os estudantes sejam capazes de discutir o papel da ciência e da tecnologia na organização social, nas questões ambientais, na saúde humana e nas relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente.

Fim do conteúdo da página