Dados, poder e desigualdades: reflexões críticas sobre o mundo digital
O IFB Campus São Sebastião destaca o Projeto de Ensino interdisciplinar “Dados, poder e desigualdades: reflexões críticas sobre o mundo digital”, que teve o propósito de debater de forma crítica os conceitos de “colonialismo de dados” e de “tecnofeudalismo” em um contexto de avanço acelerado das tecnologias digitais.
Essas tecnologias foram e são fundamentais para o progresso econômico, político e social do século XXI, com destaque recente para as tecnologias digitais atreladas ao desenvolvimento dos modelos de inteligência artificial, machine learning e deep learning.
O ´projeto, executado entre maio e julho de 2025 sob a coordenação da professora Lays Vieira e em colaboração com o professor João Gabriel Rocha Silva, foi uma oportunidade para os discentes entrarem em contato com uma área de conhecimento e pesquisa que é nova e interdisciplinar. Além disso, o conteúdo apresentado ajuda e complementa alguns dos conteúdos vistos em disciplinas como sociologia, geografia e as específicas da área de Desenvolvimento de Sistemas Educacionais ofertada pelo campus.
O foco desenvolvido com os discentes nos encontros quinzenais foi o avanço de um mercado baseado na dataficação e na crescente atuação e influência de big techs e seus impactos em territórios periféricos, como o Brasil e a América Latina. Também foi debatido como esses fenômenos impactam a autodeterminação informacional de países e cidadãos.
Redes Sociais