Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > São Sebastião > Especialização em Educação, Meio Ambiente e Sociedade – Emas: primeiro encontro presencial
Início do conteúdo da página

Especialização em Educação, Meio Ambiente e Sociedade – Emas: primeiro encontro presencial

Criado: Segunda, 15 de Setembro de 2025, 15h29 | Publicado: Segunda, 15 de Setembro de 2025, 15h29 | Última atualização em Segunda, 15 de Setembro de 2025, 15h29 | Acessos: 20

 No final de agosto, IFB Campus São Sebastião deu início ao curso de Especialização em Educação, Meio Ambiente e Sociedade – Emas, que tem o objetivo de capacitar, de forma interdisciplinar, profissionais para realizar ações e pesquisas científicas conectadas à promoção da sustentabilidade em instituições de ensino, comunidades rurais e urbanas, organizações da sociedade civil e empresas. O curso é na modalidade EaD, mas há encontros presenciais, o que atraiu pessoas residentes em outros estados, como Goiás, Mato Grosso e São Paulo, além de pessoas do Distrito Federal.

No último sábado, dia 13 de setembro, foi realizado o primeiro encontro presencial do curso. As professoras Êrika Fernandes, do IFB Campus Gama, Nayra Bomfim, do IFB Campus Planaltina, e Yamira Barbosa, do IFB Campus São Sebastião, que estão trabalhando juntas desde o início da concepção do curso, levaram a turma para participar do XI Encontro e Feira dos Povos dos Cerrado, que aconteceu entre os dias 10 e 13 de setembro.

Para a Professora Êrika Fernandes, iniciar o curso participando desse evento possibilitou aos estudantes conhecer e problematizar diversas realidades. A docente lembra do pensamento de Paulo Freire com relação à importância de ler o mundo e compreender criticamente o contexto social como base para a ação, reflexão, construção do conhecimento e transformação de realidades.

Durante o encontro, os estudantes puderam conhecer a articulação entre as diferentes organizações que atuam em prol da defesa e conservação do nosso bioma. Os estudantes entrevistaram representantes dos diversos Povos e Comunidades Tradicionais do Cerrado e compartilharam que essa experiência permitiu sair da teoria e ver na prática os assuntos que foram propostos nas primeiras aulas, possibilitando uma maior compreensão sobre outros modos de vida e de relação com o meio ambiente. 

 

Acredita-se que iniciar o curso tendo a oportunidade de participar de um evento tão importante como este pode ser um diferencial no que se refere ao engajamento da turma nas temáticas de pesquisa. Desde o início da sua concepção, que contou com a colaboração de outros docentes do IFB e também de uma docente do IFGoiano, a ideia era que o curso possibilitasse o trabalho dos docentes em rede, além de contribuir para a realização de pesquisas e projetos com foco na valorização da sociobiodiversidade do Bioma Cerrado. 

Fim do conteúdo da página