Violência contra a mulher e o empoderamento feminino
No último dia 3 de outubro, a Coordenação do Curso Técnico em Secretariado Subsequente convidou a doutora em Psicologia Social, Luana Elayne Cunha de Souza, para uma roda de conversa com os alunos dos cursos noturnos.
A violência contra a mulher, manifestada de diversas formas — física, sexual, psicológica e patrimonial — é um problema estrutural enraizado em desigualdades históricas de gênero e nas normas sociais patriarcais.
Enquanto a violência persiste, o empoderamento feminino surge como uma ferramenta essencial para o combate a essa realidade.
Ao fortalecer a autonomia emocional, financeira e política das mulheres, o empoderamento desafia as bases que perpetuam o abuso, encorajando-as a reconhecer seu valor e a buscar apoio para romper o ciclo de violência.
Com a capacidade de acessar recursos e direitos, mulheres empoderadas podem denunciar agressores e reconstruir suas vidas com segurança e dignidade.
A temática trouxe reflexões, trocas e depoimentos de algumas estudantes. Os professores também participaram para conhecer as formas de acolhimentos às mulheres vítimas de violências em suas diversas formas.
“A pauta é necessária no ambiente acadêmico, pois aborda assuntos que geram interesse não apenas no público feminino, mas os homens também tiveram uma participação ativa para aprender mais sobre os tipos de violência e como o empoderamento feminino pode ajudar a mudar as estatísticas”, relata a professora Lucineide Fontinele, Coordenador do Curso.
Redes Sociais