Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Taguatinga > Artigo resultante de projeto de PIBIC é publicado em revista conceituada
Início do conteúdo da página

Artigo resultante de projeto de PIBIC é publicado em revista conceituada

Criado: Quarta, 05 de Junho de 2019, 15h33 | Publicado: Quarta, 05 de Junho de 2019, 15h33 | Última atualização em Quarta, 05 de Junho de 2019, 15h33 | Acessos: 294

Um artigo científico resultante do projeto desenvolvido pelos estudantes Aissa Lima e Anderson Kennedy, ambos do curso de Licenciatura em Física, e pelo professor Tiago Castro, docente do Campus Taguatinga, foi publicado na Revista Brasileira de Ensino de Física, a principal revista sobre o tema no Brasil.

 Intitulado “Espectroscopia óptica de baixo custo: uma estratégia para a introdução de conceitos de física quântica no ensino médio”, o artigo traz o relato sobre o projeto de pesquisa “Confecção de espectrômetros de baixo custo para aplicações didáticas”, que começou de forma voluntária no início de 2017 e, no mesmo ano, foi contemplado com uma bolsa de iniciação científica pelo Edital N° 13/2017.

“Durante o período em que trabalhamos, construímos um protótipo de espectrômetro didático usando materiais de fácil acesso, como webcam, lentes de aumento, lâmpada halógena, software livre etc. Além disso, desenvolvemos formas de aplicá-lo para o ensino de conceitos de física moderna, tais como níveis eletrônicos, bandas de energia proibida, emissão e absorção de fótons etc. Também demonstramos no artigo que o protótipo pode ser satisfatoriamente empregado para a obtenção de espectros de absorção”, explicou o professor.

Todas as atividades foram desenvolvidas dentro do Campus Taguatinga, incluindo a validação dos dados através do uso de um espectrômetro óptico comercial, o qual está disponível na unidade. “O nosso trabalho já havia recebido Menção Honrosa no 15º Congresso de Iniciação Científica do DF; porém, não é comum que trabalhos de iniciação científica sejam publicados em revistas com Qualis Capes A1 (em ensino), como foi o caso. Isso mostra que o Curso de Licenciatura em Física do IFB pode contribuir para o debate acadêmico em relação ao ensino de Física, propondo alternativas viáveis para tornar o ensino dessa disciplina mais efetivo. Além disso, mostra que bons projetos de pesquisa podem ser desenvolvidos no âmbito do PIBIC, o que tem potencial de despertar a vocação científica dos discentes e dar base para que estes possam seguir a carreira acadêmica”, defende o professor. 

O artigo completo pode ser acessado pelo link  

Referência bibliográfica do artigo

Azevedo, Aissa L., Sousa, Anderson K.S. and Castro, Tiago J. Espectroscopia óptica de baixo custo: uma estratégia para a introdução de conceitos de física quântica no ensino médio. Rev. Bras. Ensino Fís., 2019, vol.41, no.4. ISSN 1806-1117.

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página