Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Ceilândia > Segunda Licenciatura em Letras - Português
Início do conteúdo da página

Segunda Licenciatura em Letras - Português

Criado: Quinta, 18 de Agosto de 2022, 11h17 | Publicado: Quinta, 18 de Agosto de 2022, 11h17 | Última atualização em Quinta, 18 de Agosto de 2022, 11h17 | Acessos: 924

Perfil

O Licenciado em Letras-Português é um profissional capaz de desenvolver pesquisas e práticas educativas a partir de conteúdos básicos da língua portuguesa, das literaturas em língua portuguesa e das culturas afro-brasileira, indígena e africana, por meio da apreensão crítica e de uma perspectiva comparativa dos processos históricos e sociais de constituição desses saberes. Assim, esse profissional sabe utilizar os diversos recursos e gêneros textuais para que o ensino da língua e da literatura ocorra de forma contextualizada e contemple as diferentes variedades linguísticas e a pluralidade cultural. Dessa forma, ele pode contribuir para o desenvolvimento de uma consciência cidadã e para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e democrática.

Mercado de trabalho

O Licenciado em Letras-Português pode atuar como professor de Língua Portuguesa e de suas respectivas literaturas em instituições de ensino da Educação Básica públicas e privadas nas modalidades de Ensino Fundamental (anos finais), Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional nas esferas municipal, estadual e federal, e em ensino não-formal com a oferta de cursos livres de Língua Portuguesa, culturas ou literaturas de Língua Portuguesa.

Além da docência, que inclui o atendimento a pessoas com necessidades específicas, pode atuar como editor e revisor de textos.

O licenciado em Letras-Português está apto a ser autor e/ou avaliador de metodologias de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, de materiais didáticos de diferentes naturezas e materiais artístico-culturais.

Pré-requisitos:  Estudantes licenciados em Letras (qualquer área de formação) e que desejam graduar-se em Letras-Português.

Certificação: Licenciado em Letras-Língua Portuguesa.

Vagas: 40

Duração: 1 ano

Carga horária: 680 horas

Turno: Noturno

Projeto Pedagógico/Plano de curso: ACESSE

Resolução:  ACESSE

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Local: IFB Campus Ceilândia, QNN 26 AE S/N, entre a UNB e o Metrô Ceilândia. Brasília – DF / CEP 72.220-260. Telefone: (61) 2103-2170.

Fim do conteúdo da página