Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Ceilândia > Pibic/FAPDF 2026/2027 | seleção de bolsistas para projeto de iniciação científica
Início do conteúdo da página

Pibic/FAPDF 2026/2027 | seleção de bolsistas para projeto de iniciação científica

Criado: Quarta, 20 de Mai de 2026, 14h07 | Publicado: Quarta, 20 de Mai de 2026, 14h07 | Última atualização em Quarta, 20 de Mai de 2026, 15h32 | Acessos: 86

O IFB Campus Ceilândia seleciona estudantes bolsistas + cadastro-reserva para atuação no projeto de iniciação científica “A (des)oferta da língua espanhola no ensino médio integrado da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: entre currículos e políticas linguísticas”, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic/FAPDF 2026/2027 (Edital 14/2026 PRPI/RIFB/IFBRASÍLIA).

O projeto será desenvolvido sob orientação da professora Marcella Nascimento Fernandes, docente do curso de Licenciatura em Letras – Espanhol do IFB Campus Ceilândia.

Serão ofertadas 5 (cinco) vagas para estudantes bolsistas e até 10 (dez) vagas para cadastro-reserva. O valor da bolsa será de R$ 700,00 (setecentos reais) mensais, com vigência de até 12 meses.

Requisitos para participação

  • Estar regularmente matriculado no curso de Licenciatura em Letras – Espanhol do IFB Campus Ceilândia.
  • Possuir currículo Lattes cadastrado e atualizado nos últimos 90 dias.
  • Não possuir vínculo empregatício com o Instituto Federal de Brasília.
  • Não receber outra bolsa vinculada a projetos de pesquisa, ensino ou extensão, exceto bolsas assistenciais e de estágio.
  • Não possuir parentesco consanguíneo com a orientadora até o terceiro grau.
  • Possuir disponibilidade para participação nas atividades do projeto.
  • Preferencialmente possuir previsão de vínculo com o curso até maio de 2027.

Inscrições

As inscrições serão realizadas no período de 21/5/2026 a 26/5/2026, por meio do formulário eletrônico disponível em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScnf9qWfVx0usckO9gxgYysZTSgKdlMPnr0tDXFeSmj46vz0Q/viewform?usp=dialog, com os documentos constantes no item 5.3 do Edital anexados.

Projeto e Processo Seletivo

  • A pesquisa está inserida na área de Políticas Linguísticas e Ensino de Línguas Adicionais, com foco na investigação da presença da língua espanhola nos currículos do Ensino Médio Integrado da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
  • O processo seletivo será composto por duas etapas: análise documental (eliminatória e classificatória) e  entrevista (classificatória).

Acesse o Edital e confira as informações.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Edital PIBIC.pdf)Edital PIBIC.pdf[ ]82 kB
Fim do conteúdo da página