Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Eventos

Criado: Sexta, 07 de Março de 2014, 11h54 | Publicado: Sexta, 07 de Março de 2014, 11h54 | Última atualização em Sexta, 10 de Mai de 2019, 19h17 | Acessos: 8716

Qualific Express: Este edital é lançado para o ConectaIF (Encontro de Educação Profissional, Científico e Tecnológico) e eventualmente para outros eventos que o IFB participe.  Voltado para  servidores  participarem  com a oferta de cursos rápidos de qualificação (de 2h a 8h cada) para a comunidade. Os cursos ocorrem ao longo de todo o evento, nas diversas áreas do conhecimento, de acordo com os eixos tecnológicos do IFB. 

 

Festival de Arte e Cultura: O Festival de Arte e Cultura é organizado em espaços destinados as artes visuais, dança, artes cênicas, música, artes integradas, poesias e produções audiovisuais produzidas por estudantes e servidores do IFB, de outros Institutos Federais e de escolas vinculadas à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. O festival tem três principais ações: espaço expositivo, palco cultural e festival de curta-metragem. Ele acontece no âmbito do ConectaIF, com lançamento de edital para seleção de propostas, estando aberto a todos os servidores e estudantes do IFB expressarem suas habilidades.

 

IncluiIF: Este é um evento que abrange diversas atividades ligadas ao tema Inclusão. São realizadas chamadas para submissão de resumos expandidos para os pesquisadores da área de educação inclusiva (pessoa com deficiência, diversidade sexual, raça, gênero). Além disso são organizadas palestras, oficinas, mesas e muitos trabalhos em parceria com outras instituições. Esse evento ocorre no ConectaIF, sendo aberto a todos.  

Abriga três atividades simultâneas: Encontro de NAPNEs (desde 2010), Fórum de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva (desde 2011) e o Encontro de Intérpretes do IFB (desde 2014).

Objetiva trazer para a discussão os principais desafios enfrentados na efetivação da inclusão educacional, além de compartilhar as experiências exitosas na promoção da acessibilidade: acesso, permanência e êxito, divulgando também tecnologias assistivas criadas pela Rede Federal de Educação.

 

Ciclo de Palestras sobre Cultura, Extensão e Inclusão: Esta é uma ação desenvolvida ao longo de todo o ano, onde os vários temas são debatidos sob várias perspectivas, sob vários olhares. Muitos especialistas são convidados para a troca de ideias, orientação e parceria.

Cursos: Libras, formação de professores para atendimento a estudante autista, curso sobre surdez, sobre adequação curricular;

Palestras, entrevistas e rodas de conversa em diversas áreas:  diversidade sexual, pessoa com deficiência, saúde mental, prevenção de HIV/Aids, gênero e raça, etc.

 

Feira de Iniciativas Econômicas Solidárias: Esta ação tem por objetivos apresentar para a comunidade produtos oriundos dos processos de aprendizagem (projetos integradores) das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e desenvolver estratégias e instrumentos em busca de uma economia ambiental, econômica e socialmente mais justa.

A ação oportuniza ainda a divulgação e troca de produtos e/ou serviços desenvolvidos por servidores, terceirizados e/ou estudantes da Rede Federal de EPCT para além dos processos de aprendizagem das respectivas instituições.

 

Feira de Estágio: Durante o ConectaIF realizamos a feira de estágio e emprego, onde os parceiros são convidados a apresentarem as oportunidades para nossos alunos.

 

ExpoIF: Essa é uma ação que busca fazer a ponte entre sociedade e escola. Neste evento, que ocorre no ConectaIF , são convidados parceiros para exporem seus produtos, processos e/ou serviços e para que os mesmos conheçam os trabalhos desenvolvidos na escola.

 

Roda de Conversa: As Rodas de conversas são diálogos de curta duração sobre temas da atualidade, que acontecem em um ambiente descontraído, durante o ConectaIF. Não são palestras acadêmicas, são depoimentos de casos de sucesso que oportunizem um bate-papo entre os convidados e o público. Para conduzir a roda de conversa basta ter experiência profissional ou vivência sobre o tema proposto.

 

Conexão Empresarial: A conexão empresarial é um momento de troca, reuniões, palestras e apresentações, de parceiros e potenciais parceiros demonstram seus processos e oportunidades de negócios, visando sempre à conexão dos saberes e ao desenvolvimento de pesquisas e novas tecnologias. A proposta é que a Conexão Empresarial seja ainda uma ponte na formalização de acordos de cooperação técnica entre instituições públicas e privadas com o IFB. Há um espaço de apresentações e diálogos com vista a esclarecimentos e formalização de acordos de cooperação. O público é composto por empresários, gestores de instituições, estudantes com interesse em tornar-se empreendedor.  


Jogos do Instituto Federal de Brasília (JIFB): Todos os anos os estudantes-atletas do IFB até 19 anos participam dos Jogos (JIFB). Os vencedores têm a oportunidade de participarem dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) de todo o País, que cada ano acontece em uma Unidade da Rede Federal. Saiba mais


Ações continuadas com parceiros e apoio aos Núcleos:

Parceria com o Movimento Orgulho Autista Brasil para a Realização do Seminário Nacional sobre Autismo (realizamos duas edições 2017 e 2018);

Parceria com o Movimento Orgulho Autista Brasil/DF e a Associação Centro de Treinamento em Educação Física Especial/DF para desenvolver mais ações de inclusão para a pessoas com deficiência;

Parceria com o Instituto Benjamin Constant/RJ a Jornada de Capacitação sobre Deficiência Visual: Capacita Brasil em 2016;

Parceria com a Casa da Mulher Brasileira em 2018 para a realização de palestras sobre o tema;

Apoio aos Núcleos de Atendimento as Pessoas com Necessidades Específicas/Napne em todos os campi,

Apoio ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas/Neabi e o Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual/Nugedis do Campus Taguatinga;

Parceria com o Movimento para Inclusão com ações para saúde mental e educação especial.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página