Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Gama > Professora do IFB lança livro na Espanha
Início do conteúdo da página

Professora do IFB lança livro na Espanha

Criado: Segunda, 15 de Abril de 2019, 15h04 | Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2019, 15h04 | Última atualização em Terça, 16 de Abril de 2019, 10h02 | Acessos: 579

O livro "Cerrado em cores e tramas na obra de Mário Salluz e Juão de Fibra" foi lançado na última terça-feira, 09/04, durante o Congresso Internacional "A época do espaço, Estado e novas perspetivas", que ocorreu na Faculdade de Filosofia da Universidade de Santiago de Compostela na Espanha, entre os dias 08 e 10 de abril. A obra é de autoria da professora Êrika Cruvinel do Campus Gama do Instituto Federal de Brasília. 

O evento se propôs a discutir novas abordagens e perspetivas multidisciplinares de estudo da espacialidade dos seres e os resultados da sua interação com o meio ambiente. Dentre os eixos temáticos abordados durante o congresso, a professora Êrika destaca os três de maior interface com as questões abordadas no livro: as reflexões sobre o estado atual das diferentes perspetivas, como a ecocrítica ou a geocrítica; as perspetivas teóricas relacionadas com a história da arte e a antropologia; e as relações entre seres humanos, território e paisagem.

Para a professora o lançamento do livro na Espanha também cumpriu o objetivo de divulgar o Cerrado, a obra de Mário Salluz e de Juão de Fibra. Além disso, um dos aspectos que facilita a divulgação em outros países é o fato do livro ser bilíngue (português-inglês). Durante o lançamento, foram distribuídos 20 exemplares aos participantes que apresentaram interesse em conhecer a obra. Também um exemplar foi incorporado à biblioteca da Universidade de Santiago de Compostela e ficará disponível ao público. Na próxima semana, a professora Êrika divulgará o livro no Instituto Politécnico-IP de Beja em Portugal e fará doação de exemplares à biblioteca e ao Museu Botânico de Beja. 

O livro "Cerrado em cores e tramas na obra de Mário Salluz e Juão de Fibra" é fruto de pesquisa desenvolvida no âmbito do Campus Gama do IFB com o fomento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) - Edital No 08/2016 (Seleção Pública de Propostas  de Pesquisa Histórico-Documental sobre Memória, Identidade Cultural e Patrimônio Material e Imaterial de  Brasília).

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página