Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Gama > IFB Campus Gama é destaque no IDEB
Início do conteúdo da página

IFB Campus Gama é destaque no IDEB

Criado: Segunda, 21 de Setembro de 2020, 15h08 | Publicado: Segunda, 21 de Setembro de 2020, 15h08 | Última atualização em Segunda, 21 de Setembro de 2020, 19h18 | Acessos: 371

O Campus Gama do Instituto Federal de Brasília, atingindo a nota de 5,5, foi destaque nos resultados do IDEB – Índice de Educação de Escolas Básicas, correspondente ao ano de 2019, em relação às escolas no Distrito Federal. Para este ano, a meta do Distrito Federal era de pontuação 4.7, e o resultado  geral das escolas públicas foi de 4.5 pontos, superado pelo Campus Gama. Já a meta nacional para o ensino médio no país era de 5.0, e o Brasil alcançou a marca de 4.2. Especificamente, em relação à meta estipulada para a rede pública, foi estabelecido  4.7, e o resultado alcançado foi de 3.9. 

 

O monitoramento e a divulgação desses dados demonstram uma representatividade significativa do IFB Campus Gama, presente no ensino no Distrito Federal. Além disso, valoriza as ferramentas da Rede Federal de  Educação Profissional e Tecnológica e consolida o processo de aprendizagem dos estudantes.

 

O diretor do Campus Gama, Rômulo Ramos Nobre Júnior, afirma que ao seu ver a Educação profissional e tecnológica é reconhecida mundialmente na educação como um diferencial, e essa conquista é mais uma prova disso. "Avalio esse resultado como uma associação de valores muito importantes, que compreendem a alta capacidade do nosso corpo docente e técnico, a qualidade da nossa infraestrutura e a dedicação diária dos nossos alunos. Tudo isso nos garante resultados tão positivos como este", afirmou ele.  

 

"O destaque do IFB é fruto de um trabalho e esforço contínuo da instituição, que visa  oferecer  educação pública, gratuita e de qualidade no ensino médio  à população do DF. A nota obtida é consequência de uma  rede de educação federal com estudantes dedicados e profissionais qualificados  que procuram constantemente fomentar na comunidade acadêmica a busca de seus melhores potenciais", ressalta a reitora, Luciana Massukado. 

 

Importante destacar ainda que o investimento em projetos de pesquisa, extensão e inovação, visitas técnicas e participação em eventos são fatores que tornam possíveis esses resultados. Além do IFB Campus Gama, o IFB Campus Taguatinga também foi avaliado e obteve indicação de nota 4.4.

 

Sobre o Ideb

Com periodicidade bienal, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-IDEB

é o principal indicador de qualidade da educação brasileira e é utilizado para estabelecer metas para a melhoria do ensino. Tal instrumento sintetiza informações referentes ao desempenho de escolas a partir dos dados obtidos no Censo Escolar e das médias obtidas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).  

De acordo com a metodologia, o índice somente é calculado e divulgado para as escolas que tiveram participação de no mínimo 80% do total de estudantes do terceiro ano do ensino médio na prova do SAEB. A prova do SAEB ocorre a cada dois anos, e o próximo, está previsto para 2021.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página