Gama completa 65 anos e o IFB celebra junto dessa história

Neste domingo, 12 de outubro, o Gama comemora 65 anos de fundação. Criada em 1960, seis meses antes do próprio Plano Piloto, a região administrativa nasceu para abrigar trabalhadores que chegavam de várias partes do Brasil em busca de oportunidades na construção de Brasília. Ao longo das décadas, a cidade cresceu, consolidou sua identidade cultural e tornou-se um espaço de memória e de gerações.
Uma das curiosidades sobre o Gama é sua forma urbanística: planejada como uma colmeia, a cidade divide-se em cinco setores: Norte, Sul, Leste, Oeste e Central. Também é lembrada pelo famoso slogan criado em uma campanha publicitária: “Quem ama, mora no Gama”. A frase, transformada em epígrafe, foi adotada pelos moradores como símbolo de pertencimento e afeto.
Entre os pontos marcantes da região está o Estádio Bezerrão, palco de jogos históricos da Seleção Brasileira. “Eu lembro de assistir uma partida da seleção de base no Bezerrão. Foi um dos primeiros jogos de futebol de que participei e ficou muito marcado para mim”, conta João Guilherme Côrte, de 21 anos, estudante de Tecnologia em Logística no IFB Campus Gama e morador da cidade.
Além do esporte e da memória cultural, a cidade também se destaca como polo de educação. O Gama abriga a Universidade de Brasília (UnB) e o Instituto Federal de Brasília (IFB), que desempenham papel essencial na formação de jovens e adultos da região. O Campus Gama do IFB oferece cursos técnicos, superiores e de pós-graduação, além de projetos de extensão voltados à sustentabilidade e à valorização do cerrado.
Para os estudantes, a presença de uma instituição pública de ensino faz diferença na vida e no futuro profissional. “É muito importante ter um IFB aqui no Gama, ver uma federal em uma cidade periférica, oferecendo oportunidade para as pessoas estudarem, se formarem e darem um novo passo na vida”, afirma Ayune Barbosa, de 20 anos, aluna do Curso Técnico Subsequente em Administração.
O IFB Campus Gama também tem sido um espaço de transformação pessoal. “Eu considero o Campus Gama um local muito marcante para mim, porque me lembra de uma evolução que eu não tive em outra faculdade. Aqui eu conquistei coisas que nunca imaginei”, completa João Guilherme.
Cidade de pioneiros e de novas gerações, o Gama continua sendo referência no Distrito Federal como território de trabalho, cultura e educação.
Parabéns, Gama, pelos seus 65 anos!
Redes Sociais