Projeto do IFB conquista 2º lugar no IDEAthon TransFORMAR 2026
O projeto “Fortalecimento da economia solidária no Distrito Federal na área de confeitaria”, desenvolvido pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) Campus Gama, conquistou o 2º lugar no IDEAthon TransFORMAR 2026, iniciativa promovida pela Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (Angrad).
A participação no IDEAthon envolveu a sistematização do projeto conforme as regras e os critérios da competição. O regulamento previa equipes formadas por até seis estudantes e dois docentes orientadores, com a participação de, pelo menos, um estudante e um professor vinculados a um curso de Administração ou Gestão. Para a submissão, as estudantes do curso Bacharelado em Administração do IFB Campus Gama Giselly Bessa Rodrigues e Lauany Brito Araújo organizaram e sintetizaram as ações e os resultados do projeto, sob orientação do professor Luiz Fernando Câmara Viana, da área de Gestão, e coorientação da professora Adriana de Oliveira Santos Alfani, coordenadora do projeto.
Na competição, a proposta foi submetida com o título “Mulheres que Multiplicam: fortalecimento da economia solidária no DF na área de confeitaria”. As estudantes elaboraram o sumário executivo e relacionaram a iniciativa aos conteúdos da curadoria disponibilizada pelo IDEAthon. A equipe contou ainda com o apoio de Marco Oliveira na produção do vídeo de apresentação. A proposta foi vinculada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 – Igualdade de Gênero e conquistou o 2º lugar no IDEAthon TransFORMAR 2026.
Formação e multiplicação nos territórios
O projeto “Fortalecimento da economia solidária no Distrito Federal na área de confeitaria” busca articular conhecimentos técnicos e de gestão para apoiar iniciativas de economia solidária, inclusão produtiva e geração de renda. Entre suas ações estão a estruturação de ambientes formativos, a capacitação de multiplicadoras, a replicação dos conhecimentos nos territórios e a distribuição de kits de apoio produtivo.
Um dos principais componentes da iniciativa é a formação de 35 multiplicadoras, que recebem capacitação em atividades produtivas e gestão e, posteriormente, compartilham os conhecimentos adquiridos com outras mulheres em suas organizações e comunidades. A formação integra conteúdos relacionados à produção de pães e produtos de confeitaria, boas práticas de manipulação de alimentos, precificação, marketing digital, economia solidária e estratégias de venda. As organizações participantes também recebem kits com utensílios e insumos destinados às atividades de formação e produção.
A estratégia amplia o alcance da formação: a expectativa é que as multiplicadoras capacitem mais de 700 mulheres em seus territórios, disseminando os conhecimentos desenvolvidos no projeto. O projeto também utiliza a infraestrutura do Fabinova – Ambiente de Inovação em Alimentos do IFB Campus Gama como espaço de apoio produtivo e qualificação continuada. O ambiente oferece suporte a atividades de produção, desenvolvimento e aprimoramento de produtos, gestão e comercialização.
O projeto é desenvolvido em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e articula conteúdos técnicos e de gestão para promover a inserção no mundo do trabalho e a geração de renda de mulheres vinculadas a organizações do Distrito Federal.
A iniciativa conta com uma equipe multidisciplinar formada pelos servidores do IFB Abiah Narumy Ido de Abreu e Nery, Adriana de Oliveira Santos Alfani (coordenadora), Débora Kono Taketa Moreira, Luiz Fernando Câmara Viana, Mariana Schievano Danelon, Mirtza Fúlvia Maggioli, Sherley Cabral Moreira, Valérya Carneiro Teles e Vinícius Martins Sousa, além de bolsistas externos que atuam em diferentes frentes do projeto.
Atualmente, os estudantes Giselly Bessa Rodrigues, Lauany Brito Araújo e Raniere Cosmo da Silva dos Reis integram a equipe. Em etapas anteriores, o projeto também contou com a participação das estudantes Eunice Bastos de Araujo Neta, Nathana Mourão Moura e Tenille de Sousa Carvalho.
Redes Sociais