Sobre o SIBIFB

Criado: Segunda, 30 de Outubro de 2017, 12h45 | Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2017, 12h45 | Última atualização em Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 18h05 | Acessos: 6738

O Sistema de Bibliotecas do Instituto Federal de Brasília (SIBIFB) funciona como um conjunto de centros de informação e referência, comprometido com a ação educativa de seus usuários, bem como o desenvolvimento dos programas de ensino, pesquisa e extensão do Instituto Federal de Brasília (IFB). O SIBIFB reorganiza-se de forma a avançar, permanentemente, na qualidade da prestação de serviços de apoio acadêmico para seus usuários, adotando sempre novas Tecnologias de Informação e de Comunicação. Atualmente composto pelas Coordenações de Biblioteca dos campi e Assessoria Técnica na Pró-Reitoria de Ensino. As bibliotecas do IFB buscam atuação integrada e padronizada. (Fonte: Regulamento do Sistema de Bibliotecas do IFB - Resolução nº 010/2014-CS-IFB de 06/05/2014).

Assessoria Técnica de Bibliotecas

A assessoria técnica de Bibliotecas consiste na representação das Bibliotecas na Reitoria, por meio da integração na equipe da Diretoria de Políticas Estudantis na Pró-Reitoria de Ensino. Atualmente é composta por uma servidora bibliotecária e possui o papel de assessorar as bibliotecas em sua missão como espaço de apoio pedagógico aos diversos cursos ofertados por cada campus.

Funções da Assessoria Técnica de Bibliotecas:

a) o dimensionamento e gestão das ações das bibliotecas como instrumento de formação e melhoria do desempenho acadêmico;

b) a elaboração de políticas, regulamentos e manuais e ações compartilhadas de normalização e estabelecimento de diretrizes para documentos científicos;

c) a administração no compartilhamento de recursos informacionais e implementação de atividades cooperativas entre instituições;

d) o assessoramento no desenvolvimento de interfaces/instrumentos que promovam a divulgação dos serviços das bibliotecas;

e) as ações de integração entre as bibliotecas, seus usuários e públicos externos através de eventos, seminários e/ou simpósios;

f) o fomento de práticas de inclusão nas bibliotecas.

(Fonte: RESOLUÇÃO Nº 01/2017/CS – IFB Aprova a estrutura organizacional do Instituto Federal de Brasília (IFB) e dá outras providências.)

Contatos da Assessoria Técnica de Bibliotecas:

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Responsável: Bibliotecária Lara Batista Carneiro Botelho

Boletins Informativos da Biblioteca