Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Institucional > Missão, Visão e Valores
Início do conteúdo da página

Missão, Visão e Valores

Criado: Quinta, 25 de Março de 2010, 14h15 | Última atualização em Quinta, 04 de Janeiro de 2024, 10h46 | Acessos: 44397

I. Missão

Transformar vidas por meio da Educação Profissional e Tecnológica, gratuita e de qualidade, promovendo a formação integral, a sustentabilidade, a inclusão e o respeito aos direitos humanos.

 

II. Visão

Ser referência como uma instituição inclusiva e inovadora em práticas de ensino, pesquisa, extensão e gestão, pautada nos valores do IFB e nas demandas da sociedade.

 

III. Valores

● Ética, integridade e transparência

● Gestão democrática e participativa

● Inclusão

● Inovação

● Respeito e equidade

● Sustentabilidade

● Vocação Pública

 

IV. Objetivos Institucionais

Os objetivos do IFB estão em conformidade com a Lei Nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, e, de acordo com seu Estatuto, são os que seguem:

1. Ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos.

2. Ministrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica.

3. Realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade.

4. Desenvolver atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades da educação profissional e tecnológica, em articulação com o mundo do trabalho e os segmentos sociais, e com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos.

5. Estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho, renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional.

6. Estimular, fomentar e realizar a pesquisa científica, visando à consolidação de cursos de pós-graduação em diferentes áreas do conhecimento.

7. Ministrar cursos em nível de educação superior.

8. Ofertar cursos em nível de pós-graduação.

 

Acesse aqui documentos internos do IFB como Estatuto, Portarias Normativas e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página