Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > uncategorised > A pesquisa no IFB
Início do conteúdo da página

A pesquisa no IFB

Criado: Segunda, 04 de Fevereiro de 2019, 09h51 | Publicado: Segunda, 04 de Fevereiro de 2019, 09h51 | Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2024, 10h56 | Acessos: 11222

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, compondo a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e segundo a Lei 11.892 de 29 de Dezembro de 2008, têm como um de seus objetivos realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade.

O objetivo estabelecido pela legislação encontra no IFB sua materialização no substrato educacional das atividades de pesquisa, conforme preconiza o estatuto do IFB, em seus artigos 58 e 59. In verbis:

-As ações de pesquisa visam à formação científica em todos os níveis e modalidades de ensino, produção de conhecimento, produção tecnológica e empreendedorismo voltados para a inovação e a solução de problemas científicos e tecnológicos ligados ao desenvolvimento local e regional, nas suas dimensões econômica, social, artística e cultural (artigo 58 do Estatuto do IFB).

-As atividades de pesquisa têm igualmente, como objetivo, formar recursos humanos para a investigação, a produção, o empreendedorismo e a difusão de conhecimentos culturais, artísticos, científicos e tecnológicos, devendo ser desenvolvidas em articulação com o ensino e a extensão, ao longo de toda a formação profissional (artigo 59 do Estatuto do IFB).

 

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS

A realização da pesquisa exige a observância de inúmeros fatores que se relacionam com sua forma, um deles é a submissão do projeto de pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos.

De acordo com as Resolução nº 466/2012 e nº 510/2016 da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde (CONEP/MS) toda pesquisa envolvendo seres humanos deve ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Somente após sua aprovação a coleta de dados pode ser iniciada. Assim, em regra, todas as pesquisas envolvendo seres humanos devem ser analisadas pelo Sistema CEP/CONEP. 

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do IFB está em fase de registro junto ao CONEP. Desta forma, o pesquisador deverá submeter seu projeto de pesquisa na Plataforma Brasil (https://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf)  para que ele seja avaliado pelo CEP de outra instituição. 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página