Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Reitoria > Uncategorised > A pesquisa no IFB
Início do conteúdo da página

A pesquisa no IFB

Criado: Segunda, 04 de Fevereiro de 2019, 09h51 | Publicado: Segunda, 04 de Fevereiro de 2019, 09h51 | Última atualização em Sexta, 01 de Março de 2019, 09h04 | Acessos: 1171

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, compondo a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e segundo a Lei 11.892 de 29 de Dezembro de 2008, têm como um de seus objetivos realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade.

O objetivo estabelecido pela legislação encontra no IFB sua materialização no substrato educacional das atividades de pesquisa, conforme preconiza o estatuto do IFB, em seus artigos 58 e 59. In verbis:

-As ações de pesquisa visam à formação científica em todos os níveis e modalidades de ensino, produção de conhecimento, produção tecnológica e empreendedorismo voltados para a inovação e a solução de problemas científicos e tecnológicos ligados ao desenvolvimento local e regional, nas suas dimensões econômica, social, artística e cultural (artigo 58 do Estatuto do IFB).

-As atividades de pesquisa têm igualmente, como objetivo, formar recursos humanos para a investigação, a produção, o empreendedorismo e a difusão de conhecimentos culturais, artísticos, científicos e tecnológicos, devendo ser desenvolvidas em articulação com o ensino e a extensão, ao longo de toda a formação profissional (artigo 59 do Estatuto do IFB).

 

BOAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS

A realização da pesquisa exige a observância de inúmeros fatores que se relacionam com sua forma, por exemplo. Muitos desses fatores interferem na qualidade dos resultados obtidos e no próprio trato com determinadas fontes de dados. Abaixo, estão reunidas informações sobre boas práticas em ciência e ética na pesquisa.

Boras práticas científicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

O IFB ainda não possui seu Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. Desta forma, conforme orientação do Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde (CONEP/MS), o pesquisador em instituição que não possui um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) deverá buscar junto ao CONEP a indicação de um CEP de outra instituição. Informações detalhadas sobre esse ponto podem ser obtidas nos itens 3 e 3.1 das perguntas frequentes, disponíveis em:

Questões gerais sobre Comitês de Ética em Pesquisa com Seres Humanos

Outras informações

Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos

Conselho Nacional de Saúde

 

FOMENTO À PESQUISA

Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP DF)

Site

Editais

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Site

Editais

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Site 

Editais

 Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)

Site

Editais

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página