Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > IFBão D+: receitas de delícias juninas
Início do conteúdo da página

IFBão D+: receitas de delícias juninas

Criado: Quinta, 25 de Junho de 2020, 18h28 | Publicado: Quinta, 25 de Junho de 2020, 18h28 | Última atualização em Terça, 30 de Junho de 2020, 15h34 | Acessos: 143

A festa junina é uma tradicional festividade popular no Brasil, que acontece, tradicionalmente, todo mês de junho. Comemorar as festas populares é oferecer, dentro desses eventos e celebrações, a oportunidade de evidenciar a riqueza da cultura popular brasileira.

As diferenças regionais são sem dúvida um capítulo à parte, em que alguns pratos  típicos mudam de nome, mesmo tendo suas receitas e modo de preparo praticamente idênticos. Por exemplo, o mingau de milho é também chamado de curau, assim como  mungunzá ou canjica. As comidas típicas, por sua vez, relacionam-se com o tempo de colheita e com um dos principais alimentos cultivados no interior do Brasil — o milho. São inúmeros os preparos com o milho: pamonha, pipoca, milho cozido, milho assado na brasa, broa de milho, bolo de fubá, mingau de milho, caldo de milho, curau, canjica. Por esse motivo, as professoras de gastronomia  do IFB Ana Tereza Portelada Bandeira e Juliana de Andrade escolheram esse ingrediente como o ¨Rei da festa¨! 

Segue abaixo a receita e aqui você confere o vídeo da Profa. Ana Tereza explicando o passo a passo.

 

Curau de Milho-Verde

Rendimento: 8 porções      Tempo de Preparo: 1h30

 

INGREDIENTES

6 ESPIGAS DE MILHO-VERDE

1 LITRO DE LEITE

1½ XÍCARAS (CHÁ) DE AÇÚCAR

1 COLHER (CHÁ) DE SAL

1 COLHER (SOPA) DE AMIDO DE MILHO (MAISENA)

CANELA EM PÓ, PARA POLVILHAR

PREPARO

No liquidificador, bata os grãos de milho com o leite. Passe por uma peneira e leve ao fogo médio com os outros ingredientes. Cozinhe por 30 minutos, mexendo de vez em quando. Espere esfriar e sirva polvilhado de canela.

* Esta receita integra o livro Básico – Enciclopédia de Receitas do Brasil (Ed. Melhoramentos, 2017). Leia mais em http://brasilagosto.org/curau-de-milho-verde/

 

Perdeu alguma dica do IFBão D+? Segue aqui os links:

Decoração com motivos juninos

Dai-lhe forró

* Outras delícias com milho e quentão

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página