Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Riacho Fundo > Valeu, IFB! Conheça as delícias de Dona Ana
Início do conteúdo da página

Valeu, IFB! Conheça as delícias de Dona Ana

Criado: Segunda, 15 de Junho de 2020, 18h09 | Publicado: Segunda, 15 de Junho de 2020, 18h09 | Última atualização em Terça, 16 de Junho de 2020, 13h59 | Acessos: 511

Quem conhece Dona Ana, estudante do Instituto Federal de Brasília (IFB), Campus Riacho Fundo, de 67 anos, já experimentou suas delícias na cozinha. A mineira e estudante Ana de Fátima José Ribeiro é exemplo entre os colegas do campus e uma sumidade quando o assunto é confeitaria e panificação. Antes da pandemia, mantinha uma produção intensa na área de confeitaria com bolos decorados para festas; mas com o isolamento, as demandas diminuíram para as comemorações e, atualmente, ela voltou seu negócio para a produção de pães artesanais. 

São inúmeras receitas que vão desde o uso de produtos orgânicos a integrais, com fermentação natural, sem conservantes e zero lactose. Pães caseiros fresquinhos nas opções tradicional e integral, sempre com carinho e cuidado, entregues em casa.  “Sempre gostei dessa área de gastronomia. Quando me aposentei decidi fazer bolos e doces para a família. Com o incentivo deles, acabei ampliando os trabalhos para fora e consegui conquistar uma nova renda financeira”, contou. 

Afastada quarenta anos do ambiente acadêmico, Dona Ana cursou primeiro o Técnico em Panificação no IFB, e, quando terminou, resolveu seguir para o curso de Cozinha, iniciado em janeiro deste ano.  Com as aulas interrompidas, ela se viu dentro de casa pensativa sobre a situação de redução das vendas; sentiu, então, a necessidade de dar um novo rumo aos negócios. Assim, decidiu aventurar-se em novas oportunidades e focar na produção diária de pães. Após alguns testes, surgiu uma receita nova de fermentação diferenciada e com boa aceitação.  

Investiu na divulgação e apresentou aos vizinhos e à clientela mais próxima: postou em grupos de whatsapp e nas redes sociais. A perseverança e a teimosia foram certeiras para driblar o momento. Com isso, desde abril, Dona Ana tem preparado seus pães caseiros e segue seu caminho animada. “As técnicas e ferramentas no IFB são excelentes e auxiliam muito na capacitação; mesmo sem aulas temos o apoio dos professores. Todos sempre disponíveis para dar informações e apoiar nesse caminho de empreendedorismo”, contou agradecida.  

Monitora também na área da Nutrição com as professoras Juliana e Vitória, só recebeu elogios pela sua proatividade, dedicação e talento. “Dona Ana é uma pessoa maravilhosa! De alma e talento, certamente tem um caminho próspero como empreendedora na área de gastronomia. Além das delícias produzidas, inspira muitos de nós com sua energia e coragem”, comenta a professora Juliana de Andrade, da área de Gastronomia do IFB Campus Riacho Fundo. 

 Quer conhecer os produtos da Dona Ana? Siga o Instagram @anaconfeitariaepanificacao ou facebook Ana de Fátima Doces Finos, Doces e Tortas, ou entre na lista de transmissão para fazer o seu pedido pelo (061) 98125330.

 Rede Solidária Ciência IFB

Este é mais um movimento da Rede Solidária Ciência IFB em apoio aos nossos estudantes empreendedores. Quer participar da série Valeu, IFB Empreendedorismo? Então mande sua história para o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  e o contato de um professor que acompanha ou conhece o seu negócio. Também compartilhe a rede social da sua empresa com as hashtags: #souifb #ifbempreendedorismo.

Leia outras reportagens da série:

* Valeu, IFB! Os 3Cs dos estudantes do IFB para empreender na pandemia

Valeu, IFB! Conheça o empreendedor André, ex-estudante do IFB 

Valeu, IFB! Conheça a empresa de restauro de móveis dos estudantes do IFB 

Valeu, IFB! Obras e reformas? A estudante Janaína está à frente da RJ Construção Civil

Fim do conteúdo da página