Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Educação a Distância > Notícias > Mediadores e Mentores dos cursos EaD: reuniões marcam início dos trabalhos em 2025
Início do conteúdo da página

Mediadores e Mentores dos cursos EaD: reuniões marcam início dos trabalhos em 2025

Criado: Segunda, 12 de Mai de 2025, 13h28 | Publicado: Segunda, 12 de Mai de 2025, 13h28 | Última atualização em Segunda, 12 de Mai de 2025, 13h37 | Acessos: 17

Nos dias 23 de abril e 12 de maio de 2025 foram realizadas as reuniões formativas com os estudantes mediadores virtuais e mentores dos cursos técnicos subsequentes na modalidade a Distância. Os encontros, realizados de maneira híbrida no 8º andar da Reitoria, marcaram o início dos trabalhos dos estudantes bolsistas para o ano letivo de 2025.

A Mentoria entre Pares é um programa piloto que faz parte do Projeto de Fortalecimento da EaD nos Campi do IFB, voltado ao apoio entre os estudantes dos cursos EaD na organização dos estudos. Enquanto os mediadores virtuais atuam mais diretamente com as dúvidas dos estudantes da ordem tecnológica (acesso, como realizar atividades, entre outras), os mentores farão um trabalho orientado a questões pedagógicas, tais como organizar reuniões e grupos de estudos, compartilhar estratégias de gestão do tempo e divulgar oportunidades acadêmicas.

Os cursos atendidos pelos programas são Agropecuária, Desenvolvimento de Sistemas, Eventos e Segurança do Trabalho.

Com a chegada dos mentores, cada curso técnico a distância conta com quatro estudantes bolsistas para apoio aos colegas, sendo dois mediadores virtuais e dois mentores. Será realizado um acompanhamento do novo programa ao longo de 2025 para avaliar sua relevância e possibilidades de continuidade e expansão em períodos futuros. 

Além dos estudantes e da equipe da Diretoria de EaD, também participaram nas reuniões os coordenadores dos cursos a Distância e os coordenadores locais do Projeto de Fortalecimento da EaD. A proposta do primeiro edital da Mentoria entre Pares contou com a colaboração de mediadores virtuais e coordenadores de curso, e foi bem recebida pelos diferentes segmentos da comunidade escolar. A expectativa é que essas equipes possam trabalhar de forma integrada para gerar maior aproximação, pertencimento e engajamento dos estudantes da EaD, promovendo o êxito e a qualidade educacional.

Fim do conteúdo da página