Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Educação a Distância > Notícias > Novos modelos de salas virtuais no NEaD
Início do conteúdo da página

Novos modelos de salas virtuais no NEaD

Criado: Sexta, 31 de Julho de 2026, 16h14 | Publicado: Sexta, 31 de Julho de 2026, 16h14 | Última atualização em Sexta, 31 de Julho de 2026, 16h14 | Acessos: 14

O Instituto Federal de Brasília (IFB), por meio da Diretoria de Educação a Distância (DEaD), disponibiliza a atualização dos modelos de salas virtuais do Ambiente Virtual Institucional (NEaD), conforme os parâmetros estabelecidos pela Portaria nº 10/2025 – RIFB/IFBRASÍLIA.

A iniciativa tem como objetivo tornar as salas virtuais dos componentes curriculares com carga horária em Educação a Distância (EaD) mais organizadas, intuitivas, acessíveis e visualmente padronizadas. Essa uniformidade, tanto quanto ao visual das salas, quanto aos recursos disponíveis, fortalece a identidade institucional do IFB e proporciona uma experiência de navegação mais fluida aos estudantes no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Esses modelos foram desenvolvidos também para facilitar e agilizar o processo de configuração das salas virtuais pelos(as) docentes, reduzindo o tempo de preparação dos ambientes e favorecendo a adoção das boas práticas definidas institucionalmente. A Diretoria disponibilizou nos templates tutoriais que facilitam sua utilização. 

Os cursos técnicos próprios do IFB ofertados em EaD — Agropecuária, Biotecnologia, Desenvolvimento de Sistemas, Eventos e Segurança do Trabalho — contam com templates exclusivos com recursos adicionais específicos. Esses modelos, além de atenderem aos requisitos da Portaria nº 10/2025 incluem recursos e funcionalidades adicionais desenvolvidos especificamente para as necessidades pedagógicas dos cursos a distância.

Os arquivos já estão disponíveis para utilização pela comunidade acadêmica no Espaço Docente, no NEaD.

Fim do conteúdo da página