Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Início do conteúdo da página

Registro de Atividades

Acessos: 5020

 

Atividade

Descrição

Elaboração de proposta inicial de metodologia para elaboração do PDI.

- 19/02/2013 a 08/02/2013
Após levantamento de referencial teórico e pesquisa de outras experiências PRDI e PREN apresentou-se ao Colégio de Dirigentes e a Comissão Sistematizadora proposta de metodologia para elaboração do PDI.
Indicação dos Delegados para escolha dos Representantes da Comissão Sistematizadora.

- 09/04/2013 a 29/04/2013
Cada campus indicou dois nomes de técnicos, dois de professores e dois de alunos para escolha das representações na Comissão Sistematizadora do PDI.
Escolha de representantes dos Docentes e Técnicos Administrativos.

- 30/04/2013
Entre os delegados houve a escolha dos representantes, o momento foi conduzido pelo grupo inicial de trabalho.
Escolha de representantes dos discentes.

- 30/04/2013
Entre os delegados houve a escolha dos representantes o momento foi conduzido pelo grupo inicial de trabalho.
1º Reunião da Comissão Sistematizadora de elaboração do PDI.

- 07/05/2013
Reunião conduzida pela presidente da Comissão, conforme proposta da metodologia de trabalho. Principal decisão: capacitação para a comissão referente aos subsídios do PDI.

- Lista de Presença
- Pauta
- Ata
2º Reunião da Comissão Sistematizadora de elaboração do PDI.

- 16/05/2013
A Coordenação Geral de Planejamento do IFB e a Coordenação Geral de Política de Qualificação conduzem a capacitação com os seguintes itens: Contexto histórico do IFs e IFB, apresentação do PDI vigente, documentos norteadores do PDI, metodologia do Planejamento e um painel integrado para reflexão e compartilhar opiniões. Sugeriu a leitura dos documentos constantes em: http://www.ifb.edu.br/administrativo/pro-reitoria-de-desenvolvimento-institucional/4713

- Lista de Presença
- Ata
3º Reunião da Comissão Sistematizadora de elaboração do PDI.

- 21/05/2013
Discussão sobre o plano de trabalho da comissão sistematizadora e proposta de sensibilização nos Campi referente ao PDI.

- Lista de Presença
- Ata
4º Reunião da Comissão Sistematizadora de elaboração do PDI.

- 28/05/2013
Discussão sobre o plano de trabalho das Comissões Temáticas e a temática das sensibilizações nos Campi.

- Lista de Presença
- Pauta
- Ata
Sensibilização nos Campi e Reitoria

- 10/06/2013 a 18/06/2013
A Comissão Sistematizadora visitou todos os Campi e a Reitoria com o intuito de apresentar a proposta de trabalho para o PDI e também os conceitos norteadores para a construção do documento.

- Lista de Presença - Taguatinga
- Lista de Presença - Brasília
- Lista de Presença - Taguatinga Centro
- Lista de Presença - Reitoria
- Lista de Presença - Ceilândia
- Flayer
- Sensibilização nos Campi
Lançamento do PDI


- 20/06/2013
A Comissão Sistematizadora promoveu um evento com programação cultural para o lançamento oficial das atividades relacionadas à Construção do PDI. O professor Rogério e a Professora Juliana do Campus Planaltina fizeram uma apresentação musical e o estudante de Taguatinga Charles que fez uma enquete sobre o PDI, o reitor fez uma explanação geral sobre o documento e a Comissão apresentou suas concepções para condução dos trabalhos.

- Lista de Presença
- Ata
5º Reunião da Comissão Sistematizadora de elaboração do PDI.


- 25/06/2013
Reunião ordinária da Comissão foram tratados a metodologia, realinhamento de datas de participação da comunidade em geral.


- Lista de Presença
- Pauta
- Ata
1º Reunião das Comissões Temáticas e Comissão Sistematizadora

- 28/06/2013
A Comissão Sistematizadora apresentou proposta para realização de plenárias para elaboração do PDI e convidaram os presentes a participar da elaboração de Missão, Visão e Valores no dia 05 de julho de 2013.

- Lista de Presença
- Ata
- Instrumento: Elementos do PDI
- Instrumento: Proposta para realização de Conferência para Elaboração do PDI
6º Reunião da Comissão Sistematizadora de elaboração do PDI.

- 02/07/2013
Reunião para finalizar a organização do Evento do dia 05/07/2013 (elaboração da Missão, Visão e Valores).

- Pauta
- Ata
Proposta Missão, Visão e Valores.

- 05/07/2013
A Comissão Sistematizadora promoveu o evento para elaboração de Missão, Visão e Valores e convidou para subsidiarem a discussão: Professor Gabriel Castelo Branco, discorrendo sobre os conceitos básicos de Missão, Visão e Valores e o Pró-Reitor de Ensino Adilson César, com uma reflexão sobre aspectos filosóficos do IFB e o Coordenador Geral de Planejamento, Jabson Cavalcante, com uma visão geral sobre o perfil institucional do IFB, posteriormente foi feita a discussão em grupos menores com um roteiro de trabalho para elaboração de Missão, Visão e Valores.
- Proposta de Missão: Oferecer ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, por meio da inovação, produção e difisão de conhecimentos, contribuindo para a formação cidadã e o desenvolvimento sustentável, comprometidos com a dignidade humana e a justiça social.
Definiu-se para continuação dos trabalhos: 12/07/2013.
Pendente: Proposta de Visão e Valores.

- Lista de Presença
- Pauta
- Ata
- Lista de Presença - Grupo 1
- Lista de Presença - Grupo 2
- Lista de Presença - Grupo 3
- Instrumento: Elaboração da Missão
Proposta de Visão

- 12/07/2013
A discussão foi realizada inicialmente em dois grupos que depois compartilharam o produto da discussão. Após discussão pelo coletivo chegou-se a essa proposta:
-> Até 2018, consolidar-se no Distrito Federal como instituição pública de Educação Profissional e Tecnológica de qualidade inclusiva e emancipatória, articulada em rede e com a comunidade.
-> Definiu-se para a proposta de valores: 16/07/2013

- Lista de Presença
- Ata
Proposta de Valores

- 16/07/2013
Relembrou-se as propostas de Missão e Visão já consolidadas pelo grupo e o que já havia sido referente à valores durante as outras reuniões. Houve a discussão mediada, sendo proposto os seguintes valores:
-> Ética;
-> Educação como bem público e de qualidade;
-> Formação crítica, emancipatória e cidadã;
-> Gestão democrática: transparência, participação, autonomia, pluralismo e integração.
-> Respeito à diversidade e promoção da inclusão;
-> Inovação;
-> Sustentabilidade econômica e socioambiental;
Definiu-se recesso das atividades da Comissão Sistematizadora acompanhando o recesso escolar.

- Lista de Presença
- Ata
7ª Reunião da Comissão Sistematizadora de elaboração do PDI.

- 13/08/2013
- Representante da PREN explicita o projeto político pedagógico - PPI dentro do PDI;
- O pró-reitor de ensino destaca que a PREN definiu alguns eixos prioritários (exemplo: PROEJA, ensino médio integrado, avaliação da oferta, licenciatura e política de combate a evasão e outros);
- Serão formados grupos de trabalho para elaborar planos de ação para a solução das questões apontadas;
- Foi solicitado o cronograma de reunião das Comissões Temáticas;
- Foi solicitada a criação do blog do PDI;
- Maria Cristina relembra a definição da data para a plenária final que ficou pendente e Rosane propõe que a plenária seja feita junto com as comissões temáticas;
- Eneida relembra a reunião em que foi decidida a visita do representante discente aos campi e propõe que a comissão solicite à Vilma o cronograma de visitas.

- Lista de Presença
- Pauta
- Ata
8ª Reunião da Comissão Sistematizadora de elaboração do PDI.

- 20/08/2013
- Realiza os objetivos estratégicos em conjunto com as Comissões Temáticas, agendado para o dia 30 de agosto, sexta-feira de 09h as 13h;
- Rosane apresenta instrumentos para guair as atividades de escolha dos Objetivos Estratégicos;
- Rosane apresenta pressupostos e orientações referente aos orçamento do IFB;
- Apresenta também proposta para o trabalho das Comissões Temáticas.


- Lista de Presença
- Pauta
- Ata
- Instrumento: Orientações - Comissão de Gestão e Infraestrutura
- Instrumento: Apresentação das definições dos objetivos estratégicos
Discussões Locais

- 27/08/2013
Reunião de discussões de preparação para a CONAE pontos comuns às pautas internas e externas ao PDI. Devido ao tamanho e à complexidade do Documento de Referência (DR), foi centrado esforço em alguns pontos específicos que podem atender mais diretamente algumas especificidades do IFB/EPTC.

- Informe: CONAE/PDI
Início das atividades de proposta. Objetivos Estratégicos.

- 30/08/2013
- Inicio das atividades para definir os objetivos propostos a Comissão Sistematizadora apresentou objetivos distribuídos em três dimensões: educação, relações institucionais e gestão;
- Definiu-se que o material produzido nesse dia será, em conjunto com outros instrumentos subsídios para a definição dos objetivos estratégicos;
- Também ficou acordado que a Comissão Sistematizadora acompanha as atividades das Comissões Temáticas.

- Lista de Presença
- Ata
- Instrumento: Apresentação - subsídio legal e propost. objetivos estratégicos
Apresentação da metodologia de análise de cenário - "Matriz SWOT" para os componentes do PDI  comunidade.

- 13/09/2013
O coordenador da Comissão de Gestão apresentou a ferramenta para se realizar a Matriz SWOT e foi feito um exercício com o grupo presente. Decidiu-se que seria disponibilizado um formulário (Google Docs) para coleta dos aspectos internos e externos do IFB para compor a Matriz. A Comissão de Gestão entregará à Comissão Sistematizadora, com base nessas informações, a lista dos "Fatores Críticos de Sucesso" para subsidiar adefinição dos objetivos estratégicos.

- Lista de Presença
- Ata
- Instrumento: Exemplo de formulário SWOT
- Instrumento: PDI - Oficina


 

Fim do conteúdo da página