Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Planaltina > IFB inaugura estufa para produção de fitoterápicos
Início do conteúdo da página

IFB inaugura estufa para produção de fitoterápicos

Criado: Segunda, 14 de Fevereiro de 2011, 15h39 | Publicado: Segunda, 14 de Fevereiro de 2011, 15h37 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2413

Segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O IFB inaugura na quarta-feira, 16, às 9h, no Hospital Regional de Planaltina (HRP) uma estufa para produção de plantas medicinais, em parceria com o Centro de Medicina Alternativa (Cema). O novo espaço faz parte do Projeto de Inovação e Extensão Tecnológica para a Produção de Fitoterápicos. Essa ação é desenvolvida em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

A estufa, que fica na área do HRP, tem 240 m² e recebeu investimento de R$ 139 mil, os recursos são de responsabilidade do IFB. O Campus Planaltina atua na produção de fitoterápicos e desenvolve pesquisas nessa área. O material produzido pelo curso de Agropecuária e processado pela Agroindústria do IFB é distribuído no HRP. Com a nova estufa, serão produzidas mudas de plantas medicinais dentro do Hospital. Além desse novo espaço, o Instituto tem investido também em estufas dentro do Campus.

Pesquisas
Estão em desenvolvimento nos cursos de Agropecuária e Agroindústria quatro pesquisas que envolvem os fitoterápicos. Os técnicos do IFB têm estudado a melhor forma de reprodução da Espinheira Santa e também o biofertilizante mais adequado para esta planta. Há, ainda, pesquisas de combate a pragas utilizando fitoterápicos e o levantamento dos raizeiros da região do Distrito Federal e Entorno. Esse último projeto deve levar à realização do 1º Encontro de Raizeiros do DF e Entorno.

A utilização de medicamentos naturais é regulada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O IFB oferece cursos, por meio da extensão, nesta área.

Convite
A direção do Campus Planaltina convida toda a comunidade do IFB  a participar da inauguração.

Fim do conteúdo da página