Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Planaltina > Campus Planaltina recebe representante da ONU para falar sobre sistemas alimentares sustentáveis
Início do conteúdo da página

Campus Planaltina recebe representante da ONU para falar sobre sistemas alimentares sustentáveis

Criado: Quarta, 31 de Julho de 2019, 18h50 | Publicado: Quarta, 31 de Julho de 2019, 18h50 | Última atualização em Quarta, 31 de Julho de 2019, 18h51 | Acessos: 445

Um representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) palestrou para mais de 200 alunos e servidores do Campus Planaltina, na tarde desta quarta-feira (31), sobre o tema “Decênio da agricultura familiar: a realidade brasileira e os desafios para a promoção de sistemas alimentares sustentáveis”. Rafael Zavala, que representa a FAO no Brasil, trouxe discussões importantes para o campus do IFB com ênfase rural.

Segundo o diretor-geral da unidade, Nilton Cometi, o assunto é correlato e interessa a todos os cursos ofertados pelo campus Planaltina. Zavala apresentou números e gráficos que mostram que problemas relacionados à alimentação vêm crescendo no Brasil, como por exemplo a fome, a desnutrição, a anemia e a obesidade, além de outras doenças crônicas relacionadas à ingestão de alimentos.

 

Segurança alimentar e nutricional foram outros tópicos abordados pelo palestrante, que defende a necessidade de consumo de alimentos saudáveis e produzidos de forma sustentável, por meio da agricultura familiar. Ele explicou que, nos próximos dez anos, a FAO está trabalhando em prol deste tipo de agricultura, de forma a incentivar o consumo da população de produtos provenientes da agricultura familiar, isto é, mais sustentáveis e saudáveis. Zavala relatou ainda a importância de políticas públicas que aumentem a disponibilidade de alimentos nutritivos e limitem os processados.

Ao final, o público pôde fazer perguntas ao representante da ONU e uma oficina de circuitos agroecológicos, organizada pelo Núcleo de Estudos Agroecológicos Candombá, aconteceu próximo ao auditório para recepcionar os novos alunos do IFB Planaltina.  

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página