Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Planaltina > Projeto do Campus Planaltina realiza mutirão agrotecnológico social em homenagem ao dia do bambu
Início do conteúdo da página

Projeto do Campus Planaltina realiza mutirão agrotecnológico social em homenagem ao dia do bambu

Criado: Quinta, 12 de Setembro de 2019, 09h03 | Publicado: Quinta, 12 de Setembro de 2019, 09h03 | Última atualização em Quinta, 12 de Setembro de 2019, 09h35 | Acessos: 402

Na próxima quarta-feira, (18) — quando é comemorado o dia do bambu —, terá início o projeto Mutirão Agrotecnógico Social, fruto da pesquisa de Tecnologias Sociais para uso do bambu em apoio à Agricultura Familiar e ao Assentamentos da Reforma Agrária do Laboratório de Pesquisas em Construções e Fazeres Sustentáveis. A proposta é construir a primeira Unidade de Tratamento e Oficina de Bambu Comunitária do Brasil.

As atividades iniciam-se agora e vão até o fim do ano. Os participantes vão poder aprender, ensinar e multiplicar técnicas ecológicas e sustentáveis para habitações duráveis e resistentes à água e ao fogo. Serão ofertadas 240 horas práticas, certificadas em quatro segmentos:

1. Colheita e Manejo
2. Tratamento e Imunização
3. Estudo de Estruturas e Maquetes
4. Construção de Utensílios e Estruturas Arquitetônicas

Para participar, basta se inscrever aquiAs vagas são gratuitas e a atividade vale como crédito para estudantes do IFB e UnB.

 

Sobre o projeto

O projeto busca inserir o bambu na cultura popular, resgatando técnicas ancestrais de manuseio que se situam mais próximas dos conceitos de ecologia e sustentabilidade, aliados ao que há de mais moderno em tecnologia. O atual ciclo mundial de industrialização do bambu neutraliza por completo todo o potencial benéfico que esta planta sagrada pode alcançar, levando-se em conta o consumo de recursos naturais e os efeitos danosos causados ao Homem e ao meio ambiente nos processos de tratamento e manufatura de produtos.

O bambu é um Bem Supremo, e como tal, deve ser e estar acessível a todos como Tecnologia Social de Apoio à Agricultura Familiar. O bambu é uma gramínea de utilização milenar e de fácil manejo. Historicamente já é utilizado por comunidades tradicionais em moradias, artes, alimentação, engenharias, dentre outras utilizações, gerando emprego e renda.

 
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página