Estudante de Agronomia do IFB Campus Planaltina fica em 1º lugar no Prêmio Jovens Talentos da Embrapa
Camilly Peres Machado, estudante do 5º semestre do curso superior de Agronomia do IFB Campus Planaltina, foi premiada em 1º lugar na categoria Graduação do Encontro de Iniciação Científica da Embrapa Cerrados – Jovens Talentos 2025.
Ela apresentou a pesquisa “Caracterização de genótipos de cevada Elite irrigada”, sendo avaliada pela qualidade do resumo, relevância técnico-científica, qualidade da apresentação oral e desempenho no exame oral feito pela banca avaliadora.
Para chegar lá, a jovem de apenas 20 anos se dedicou ao seu estágio obrigatório do IFB Campus Planaltina. Ela explicou que a pesquisa foi com 37 genótipos distintos de cevada, plantados de 2017 a 2021 de forma sequencial todos os anos, como avaliação para melhoria genética. “Entrei na etapa final, contribuindo com a parte de estatística”, contou, explicando que foi a primeira vez que apresentou para um grande público, e que a premiação foi o resultado de prática e muito treinamento com seu orientador até que se sentisse confiante. “Eu tive 8 minutos para apresentar e 4 para responder perguntas e eu estava calma”, disse.
O projeto tem a coordenação do Dr. Renato Fernando Amabile e também a colaboração dos pesquisadores de pós-graduação João Victor Pinheiro Melo, Arlini Rodrigues Fialho, Gustavo Barbosa Cobalchini Santos, Bárbara Soares Aires França e Carolaini Campos da Silva. O Encontro de Iniciação Científica da Embrapa Cerrados – Jovens Talentos 2025 aconteceu de 5 a 7 de agosto no Auditório Wenceslau Goedert em Planaltina. E como prêmio Camilly recebeu um kit gamer com headset, teclado, mouse e mousepad, além de um livro sobre controle biológico e outro sobre sensoriamento remoto na Embrapa.
Camilly mora em Sobradinho, sempre foi ligada à natureza e chegou até a pensar em fazer Biologia, mas acabou escolhendo Agronomia por ter pessoas da família na área. Apaixonou-se pelo curso e pela pesquisa. No IFB deu os primeiros passos participando de atividade no Laboratório de Pesquisa Integrada e sendo bolsista do Programa de Iniciação Científica (Pibic) em projeto sobre biotecnologia na melhoria da aplicação de herbicidas em plantação de soja.
Para o futuro ela pretende continuar como pesquisadora e, tão logo conclua a graduação, já dar continuidade aos estudos com mestrado na área de melhoramento vegetal ou entomologia (estudo dos insetos).
Para outros jovens, ela aconselha: “Continue firme, com determinação e garra em seus projetos. Nossa geração tem conquistas cada vez mais cedo e, mesmo que não venha, fique firme na jornada; só não desistir. Tenha confiança em si mesmo e na pesquisa”.
Redes Sociais