Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Planaltina > Laboratório de Agricultura 4.0 do IFB Campus Planaltina será inaugurado dia 25
Início do conteúdo da página

Laboratório de Agricultura 4.0 do IFB Campus Planaltina será inaugurado dia 25

Criado: Quarta, 19 de Novembro de 2025, 17h04 | Publicado: Quarta, 19 de Novembro de 2025, 17h04 | Última atualização em Quarta, 19 de Novembro de 2025, 17h38 | Acessos: 37

O IFB Campus Planaltina entra em festa na semana de 25 a 27 de novembro com a realização da VI AgricerradoS — Semana Agrícola do Cerrado para a Sociedade Sustentável e a inauguração do Laboratório 4.0, este fruto de uma parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) na terça, 25 de novembro, às 10h30.

O Laboratório 4.0 – voltado para Agricultura de Alta Precisão – é pioneiro na Rede Federal na dimensão contemporânea de cuidados com a produção agrícola.

Numa simulação, o processo inicia-se com o mapeamento de uma área com receptores de sinal de satélite de alta precisão com todas as coordenadas geográficas. Depois, no laboratório de informática, softwares analisam os mapas e indicam a coleta georreferenciada das mostras de solo na profundidade de que a região necessita. O material coletado segue para análise laboratorial química, que indicará as reais necessidades, por exemplo de fertilizantes e corretivos, construindo ainda o mapa de nutrientes adequados para cada área. A aplicação dos produtos também se dá com equipamentos com pilotos automáticos, que seguem o mapa, distribuindo material em conformidade com cada faixa de terra. A semeadora também é automatizada, seguindo um mapa de distribuição de sementes conforme o tipo de solo.

Esses equipamentos vão auxiliar na formação dos estudantes dos cursos técnicos e superiores na área de Agricultura do IFB Campus Planaltina e de toda a comunidade da região, em cursos que serão ofertados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar.

Segundo o professor Dirceu Macagnam, um dos coordenadores da iniciativa no IFB, esta é uma primeira etapa da parceria com a ABDI. Um projeto de continuidade está em construção envolvendo outros equipamentos, como drones de aplicação de alta precisão e colheitadeiras automáticas.

No dia seguinte da inauguração do Laboratório acontecerá o Dia de Campi em que o laboratório receberá empresas de equipamentos e agricultores de toda a região para atividades práticas.

 

Fim do conteúdo da página