Laboratório de Agricultura 4.0 é inaugurado pela ABDI no IFB Campus Planaltina

O Instituto Federal de Brasília (IFB) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) inauguraram, nesta terça-feira (25), o primeiro Laboratório de Agricultura 4.0 do Centro-Oeste, no IFB Campus Planaltina. A nova estrutura recebeu R$ 3,5 milhões em investimentos da ABDI e representa um avanço na difusão tecnológica aplicada ao campo no Distrito Federal e entorno.
A entrega ocorreu durante o VII AgriCerrados 2025 e representa um passo decisivo para a modernização da formação técnica e o fortalecimento da Agricultura 4.0 na região. O laboratório é resultado da parceria firmada entre ABDI e IFB em 2024, que viabilizou a construção da unidade e a aquisição de equipamentos de ponta.
O espaço traz benefícios diretos ao setor produtivo, ampliando a competitividade e promovendo práticas mais eficientes e sustentáveis. Projetado para demonstração, formação, realização de pesquisas, testes e aplicação de soluções avançadas para o campo, o Laboratório Agricultura 4.0 integra conceitos agronômicos, sistemas digitais, georreferenciamento e demais tecnologias de Agricultura de Precisão. Suas atividades incluem análises de solo e plantas, assim como o desenvolvimento de soluções inovadoras para a região Centro-Oeste.
O diretor-geral do IFB Campus Planaltina, Nilton Cometti, ressaltou o papel transformador da iniciativa em meio ao VII AgriCerrados, que reúne mais de 150 atividades ao longo de três dias. “É muito importante termos um laboratório de agricultura de precisão, porque não há como fugir da tecnologia embarcada. A produtividade no Cerrado já é uma realidade e será ainda mais presente para os produtores”, afirmou.
Cometti reforçou o compromisso da instituição com a formação profissional. “Não dá para o estudante sair daqui sem estar preparado para a realidade do mundo. Para viver bem, é preciso estar capacitado, e esse laboratório é fundamental para nossos estudantes e produtores”, comentou.
Inovação
Durante a cerimônia, o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, destacou a relevância da parceria e o papel da agricultura no desenvolvimento tecnológico do País. “Estamos muito felizes em consolidar hoje essa parceria com o IFB para implantação do Laboratório Agro 4.0 no campus Planaltina. O Brasil voltou a ter política industrial, e uma de suas áreas centrais é a agroindústria, que precisa agregar cada vez mais valor. A indústria do século XXI é altamente tecnológica, inovadora e sustentável”, afirmou.
Cappelli reforçou ainda a importância do investimento. “São R$ 3,5 milhões aplicados aqui. Esse dinheiro dá alegria e segurança, porque no Instituto Federal ele é bem investido, não é um projeto passageiro: é um legado para o Centro-Oeste e para a agricultura do Distrito Federal”, destacou.
A gerente de Difusão de Tecnologias da ABDI, Isabela Gaya, enfatizou o impacto dos novos laboratórios para estudantes e produtores. “Hoje entregamos equipamentos que serão utilizados para a demonstração, formação e aplicação de tecnologias inovadoras que permitam, por exemplo, o plantio inteligente e a adubação inteligente, com ferramentas que auxiliam desde a análise de solos à aplicação precisa de sementes e fertilizantes, e que levem a uma maior eficiência e sustentabilidade no campo. Foram apresentados os primeiros 10 produtores rurais da região que já poderão utilizar o laboratório para análises de solos, demonstrando o seu funcionamento, na prática”, explicou.
Também participaram da cerimônia o representante da Reitoria do IFB, Adilson César Araújo; o representante da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal, Pedro Paulo; representando a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Luciana Miyoko Massukado, e o deputado federal Rodrigo Rollemberg.
Confira aqui>> imagens da solenidade
*Com informações da Assessoria da ABDI
Redes Sociais