Planaltina integra a Rede Nacional de Difusão da 15ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos
O Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB), por meio do projeto Cine Diálogos (Pincel), foi selecionado para integrar a Rede Nacional de Difusão da 15ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, iniciativa promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e a Universidade Federal do Ceará (UFC).
Com a aprovação, o IFB Campus Planaltina passou a compor o grupo de 1.150 pontos exibidores distribuídos em todo o país, responsáveis pela realização de sessões gratuitas entre os meses de junho e julho de 2026. A Mostra tem como objetivo promover a educação em direitos humanos por meio do audiovisual, ampliando o acesso à cultura e incentivando reflexões sobre temas contemporâneos de relevância social.
Nesta 15ª edição, o evento tem como tema “Direitos Humanos e Emergência Climática: rumo a um futuro sustentável”. A programação reúne 16 produções audiovisuais de cineastas indígenas, quilombolas e ribeirinhos, destacando narrativas que evidenciam a relação entre direitos humanos, justiça ambiental e sustentabilidade.
As sessões estão organizadas em eixos temáticos que homenageiam importantes lideranças brasileiras: Nego Bispo (Terra), Antônia Melo (Água) e Raoni (Floresta). A programação contempla ainda produções infantis e recursos de acessibilidade, reafirmando o compromisso da Mostra com a inclusão e a democratização do acesso ao audiovisual.
A participação do IFB Campus Planaltina fortalece o compromisso institucional com a promoção da educação, da cultura e dos direitos humanos, contribuindo para a formação cidadã, a ampliação do acesso às produções audiovisuais e o fortalecimento de espaços de diálogo e reflexão crítica com a comunidade acadêmica e o território.
Na primeira semana de atividades, foram realizadas oito sessões gratuitas no IFB Campus Planaltina, reunindo aproximadamente 115 participantes. Entre as produções exibidas estiveram os filmes Òsányìn: O Segredo das Folhas, Amazônia sem Garimpo, Eu Sou Raiz, Kutala, Cerrado, Coração das Águas: Conexão Caatinga, Sukande Kasáká | Terra Doente e Grão.
A realização das atividades contou com o apoio da estudante e coordenadora do projeto Cine Diálogos (Pincel), Lorena Ferreira; da professora Odília Cozzi, referência local para o Festival de Curtas no IFB; do Serviço Social/CDAE; além de integrantes do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (Nugedis).
A programação semanal da Mostra pode ser acompanhada pelas redes sociais do campus. A experiência tem se consolidado como uma importante ação, contribuindo para a formação em direitos humanos, justiça ambiental e cidadania por meio da arte e do audiovisual.
Redes Sociais