Campus Planaltina reúne alunos e representante do MDA para uma conversa sobre projeto de Ensino e Extensão
Na manhã da última terça-feira, 8 de setembro, o Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB) realizou uma reunião do projeto do Curso de Tecnologia em Agroecologia "Um Enfoque no Ensino e na Extensão", coordenado pela professora Vânia Pimentel. O objetivo do projeto é trabalhar o envolvimento dos estudantes em comunidades rurais, realizando diagnósticos rurais participativos de agroecossistemas.
Durante o desenvolvimento do projeto, de caráter inter e multidisciplinar, os alunos tiveram a oportunidade de manter contato com a comunidade de pequenos agricultores e assentametos. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) esteve representado na reunião pelo agrônomo Eugênio Ferrari, que mencionou o interesse em avaliar o andamento do projeto realizado pelo IFB, conhecer as experiências que os alunos tiveram e saber o que isso acrescentou para o ensino desses universitários.
"Estou encarregado pelo MDA de fazer avaliação do projeto coordenado pela professora Vânia, no sentido de saber o que esse projeto de extensão trouxe de contribuição para os estudantes que participaram e o que trouxe na aproximação do Instituto com as comunidades do entorno", explica Ferrari.
Rodrigo Soares, aluno do 6° semestre de Agroecologia, falou sobre a importância e sobre a experiência de ter participado do projeto. "É de extrema importância pela aproximação de pessoas que vem desenvolvendo um trabalho mais participativo com interdisciplinaridade efetiva e valorizando a troca de saber com os agricultores. Eu particpei da elaboração do PDA (Plano de Desenvolvimento do Assentamento Pequeno Wiliam). O interessante foi me aproximar dos agricultores, conhecer o olhar deles com a terra e poder levar a parte técnica da Agroecologia para esses agricultores".
"Essa experiência foi muito enriquecedora, do ponto de vista do Curso de Agroecologia, pois trouxe um novo olhar sobre essas vivências a campo, pois estamos podendo repensar o nosso currrículo a partir das necessidades práticas dos agricultores", explicou a coordenadora do projeto. "E o projeto não acabou! Uma turma já finalizou os trabalho em campo e agora mais duas turmas de Agroecologia estão particpando em outras comunidades", finaliza Vânia Pimentel.
Redes Sociais