Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Recanto das Emas > Livro sobre Capoeira será lançado nesta quarta-feira, 28. Professor tem capítulo
Início do conteúdo da página

Livro sobre Capoeira será lançado nesta quarta-feira, 28. Professor tem capítulo

Criado: Terça, 27 de Novembro de 2018, 19h06 | Publicado: Terça, 27 de Novembro de 2018, 19h06 | Última atualização em Quarta, 28 de Novembro de 2018, 10h20 | Acessos: 281

O professor Felipe Torres, docente de Geografia do Campus Recanto das Emas, escreveu um dos artigos do livro “Capoeira: Perspectivas Contemporâneas”, organizado pelo sociólogo e mestre de capoeira Luiz Renato Vieira. A obra será lançada nesta quarta, 28 de novembro, a partir das 19 horas, na Livraria Sebinho (406 Norte).

O livro reúne artigos de dez jovens pesquisadores sendo o professor Felipe um deles que têm em comum o interesse pela mediação entre suas áreas de pesquisa e a capoeira. Por isso, assumindo a característica plural do conhecimento acadêmico no campo das ciências humanas, o livro está estruturado em três partes: Capoeira e Educação; Capoeira, Sociedade e Ações Governamentais; e Capoeira e Temas Culturais.

De acordo com Luiz Renato, que reuniu pesquisadores-capoeiristas de diferentes regiões do país, “a publicação desse volume deve estimular os debates sobre a nossa arte-luta que, neste ano de 2018, completa dez anos de seu registro como patrimônio cultural imaterial”.  Para ele, esse trabalho é um reflexo de um interesse crescente dos estudiosos pela capoeira em seus campos de pesquisa.

Os autores dos artigos que compõem o livro são: Manoj Geeverghese; Luciana Maria Fernandes Silva; Fábio Assis Gaspar; Igor Márcio Corrêa Fernandes da Cunha; Felipe do Couto Torres; Anderson de Freitas Silva; Antônio Carlos Nunes de Carvalho Júnior; Reuel Pereira Marely; Mateus Schimith; e Christian Muleka Mwewa. Além dos pesquisadores, o volume conta com artigo de abertura do organizador e textos de José Luiz Falcão, Fábio Loureiro e Joergues Nery na quarta capa, no prefácio e nas orelhas do livro.

Prof. Felipe Torres explica que o artigo é fruto do seu mestrado, quando ele decidiu pesquisar a capoeira por meio da ciência geográfica. Para 2019 ele já está escrevendo um projeto de extensão de capoeira e espera montar um grupo de estudo sobre o tema.

Fim do conteúdo da página