Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Recanto das Emas > “Memórias Vivas” é o tema da Mostra de Documentários do IFB Recanto das Emas
Início do conteúdo da página

“Memórias Vivas” é o tema da Mostra de Documentários do IFB Recanto das Emas

Criado: Sexta, 05 de Agosto de 2022, 18h02 | Publicado: Sexta, 05 de Agosto de 2022, 18h02 | Última atualização em Sexta, 05 de Agosto de 2022, 18h02 | Acessos: 36

Na terça (9/8), às 14h, estudantes exibem curtas na Mostra de Documentários no auditório do IFB Campus Recanto das Emas. O objetivo da mostra é compartilhar os filmes feitos pelos alunos dos terceiros anos do ensino médio integrado ao curso técnico de Produção de Áudio e Vídeo durante o primeiro semestre de 2022 nas disciplinas de Produção, Legislação e ÉticaPráticas Profissionais V – ambas ministradas pela professora Cleide Vilela – e pela disciplina Ferramentas de Edição, sob orientação da professora Daniela Pinheiro.

Estudantes e professores estão ansiosos por assistirem aos documentários. Cindy Abrantes, aluna do 3B, manifesta-se, dizendo: "A mostra é uma grande oportunidade para trocarmos ideias a partir de vídeos produzidos por nós mesmas”. Já Ítalo Alves, do 3C, comenta: "Estou curioso para ver os documentários produzidos pelos colegas e para mostrar o do meu grupo também, claro". 

O tema gerador dos documentários foi "memórias vivas". "As reflexões sobre memória – durante a disciplina de Práticas Profissionais V – tentaram instigar os estudantes a pensar a memória não apenas de maneira saudosista, mas como um legado com o qual podemos aprender e nos levar adiante enquanto sociedade", afirma a professora da disciplina, Cleide Vilela. 

Já na disciplina de Ferramentas de Edição, a professora Daniela Pinheiro desenvolveu um planejamento de aulas, durante o semestre, para que os alunos fossem capazes de trabalhar as principais ferramentas de edição, com a finalidade de aplicar, logo em seguida, nos seus projetos finais de documentários: “Para isso trabalhamos com  materiais brutos de um documentário profissional pessoal chamado “ Saberes da Terra” e realizamos também durante o semestre a produção de um fotofilme; logo depois dessas experiências, eles se viram preparados para trabalhar com os seus documentários, entendendo a utilização das ferramentas do software de edição”, comenta a professora Daniela Pinheiro. 

Diferentes assuntos foram abordados a partir da memória relacionada às preocupações e ao cotidiano dos jovens: educação e pandemia, abandono de animais, história e segurança do Recanto das Emas, grafite e pixo, RPG, leitura, greve, LGBTQIA+, esportes, artes, amizades, sentidos da vida. O processo de produzir um filme foi visto como um desafio por muitos estudantes, mas esperam que o assunto abordado conscientize para cada questão levantada, como afirma Yago Lima: “Nosso documentário foi feito para conscientizar as pessoas sobre o que está ocorrendo nos IFs". 

Realizar todo o processo do filme também foi um momento de aprendizado para os estudantes. O aluno Felipe Teles, do 3B, afirma que "foi bom passar por todo o processo de produção para entender o que se passa por trás das câmeras, entender o processo e conseguir finalizar um filme”. Kauã Gabriel, aluno do 3A, está animado com o resultado de seu filme: "A gente conseguiu fazer mais do que pensava. O processo foi muito bom: mexer na câmera, estúdio e conversar com os entrevistados”. Kerollyn Duarte, estudante do 3B, destaca que é muito bom ter um filme finalizado, mas que o processo foi de dedicação: “A gente se esforçou muito; eu nem tô dormindo, tentando editar o filme”.

As disciplinas de Geografia, Filosofia, História e Educação Física também participaram do processo de produção dos documentários que culminaram na realização da Mostra de Documentário.

A entrada é livre e gratuita.  

Mostra de Documentários

9/8 (terça), 14h

Auditório | IFB Campus Recanto das Emas

 

 

Fim do conteúdo da página