Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Recanto das Emas > IFB realiza a 3ª edição do Festival Recanto do Cinema "Audiovisual na Periferia"
Início do conteúdo da página

IFB realiza a 3ª edição do Festival Recanto do Cinema "Audiovisual na Periferia"

Criado: Quinta, 24 de Novembro de 2022, 10h20 | Publicado: Quinta, 24 de Novembro de 2022, 10h20 | Última atualização em Sexta, 25 de Novembro de 2022, 00h43 | Acessos: 335

O Festival Recanto do Cinema - Audiovisual na Periferia, realizado pelo Instituto Federal de Brasília, acontece entre os dias 30 de novembro a 04 de dezembro, no IFB Campus Recanto das Emas, com programação de curtas-metragens nacionais e atividades formativas. Neste ano, a 3ª edição do Festival Recanto do Cinema tem como tema "Futuros imagináveis e reorganização do sensível" que atravessa a direção artística do evento para repensar, reflorestar, fissurar o sensível e imaginar as possibilidades de uma sociedade mais justa e emancipada.

O objetivo do festival é a participação e integração da comunidade acadêmica do campus com a população do Recanto das Emas e os outros territórios periféricos do DF. “Essa edição do Recanto do Cinema traz esse convite para olhar para si, para o outro, para os espaços e para um conceito amplo de comunidade”, destaca Allex Medrado, professor do IFB Campus Recanto das Emas e um dos coordenadores do festival.

A abertura do evento, no dia 30 de novembro, às 18 horas, contará com uma sessão especial com o filme "Mato Seco em Chamas", do cineasta ceilandense Adirley Queirós. O longa, premiado internacionalmente, fará a sua estreia mundial em um território de periferia. No dia primeiro de dezembro, às 16h, Adirley Queirós se juntará aos realizadores Mayara Santana (PE) e Vinicius Silva (SP) na mesa de debate Imaginando outros cinemas, em que discutirão como outros possíveis modos de fazer cinema podem repercutir nas bases sociais. 

Nesta terceira edição, as atividades de exibição dos filmes voltam a ser presenciais no IFB Campus Recanto das Emas, com disponibilização das mostras on-line, conforme programação disponível no site. O Festival propõe uma programação organizada em sessões, que compõem a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Brasileiros e  Mostras Especiais.

 

Mostras Competitivas e Especiais

São mais de 500 filmes inscritos e foram selecionados 17 filmes para a Mostra Competitiva, programada em 4 sessões temáticas diferentes: "Futuros imagináveis", "Pertencer é preciso", "Corpos em movimento" e "Universos em expansão". Os filmes serão exibidos entre 1 e 3 de dezembro, em sessões presenciais no IFB Campus Recanto das Emas e também online.

As mostras especiais contam ainda com curadoria dos professores do Instituto Federal de Brasília: Arthur Senra, Patrícia Barcelos e Pedro B. Garcia. São 16 filmes realizados em contexto estudantil pelos estudantes dos cursos do Instituto Federal de Brasília, do campus Recanto das Emas.

- A mostra "Memórias Vivas" apresenta filmes realizados pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio Técnico em Produção de Áudio e Vídeo que destaca a importância de documentar lembranças.

- A mostra "Resistir e Reagir" traz cinco filmes de estudantes egressos do curso técnico subsequente em Produção de Áudio e Vídeo do IFB propondo a reflexão sobre como reinventar o mundo.

- A Mostra "Primeiro Corte", idealizada pela professora Patrícia Barcelos, exibe os filmes em processo dos estudantes que encerram o curso neste segundo semestre de 2022.

- Por fim, a sessão "Pequeno Grande Olhar" projeta filmes para o público infantil com o intuito de despertar o sonho e experienciar a vida por outros prismas. Essa mostra, desenhada pela curadoria a partir dos filmes inscritos no Festival, encerra a programação no domingo, dia 04 de dezembro, pela manhã.

Com mais de 500 filmes inscritos a equipe de curadoria, composta por Hudson Peixoto, Jaqueline Cardoso, Leandra Leandro, Lenilson Silva, Naiara Rocha, Marcus Souza, Suellen Batista e Tiago Lopes, selecionou 17 filmes para a Mostra Competitiva, programada em 4 sessões temáticas diferentes: Futuros imagináveis, Pertencer é preciso, Corpos em movimento, Universos em expansão. Os filmes serão exibidos entre 1 e 3 de dezembro, em sessões presenciais e on-line. As premiações são pensadas de acordo com os blocos de conhecimento que estruturam o curso de Produção de Áudio e Vídeo . Eles serão distribuídos por meio de destaques no valor de mil reais, além de troféu.

 

 

Seminário Núcleo de Produção Digital

As atividades formativas do Recanto do Cinema, em 2022, serão realizadas dentro do Seminário NPD de cinema independente. O Núcleo de Produção Digital (NPD) é o braço da formação e da produção regionalizada dentre as políticas públicas da Secretaria do Audiovisual, que promove debates, oficinas e encontros com pessoas convidadas.

No dia 1º de dezembro, haverá oficina de produção audiovisual para Tiktok com as influencers Stephany Mesquita e Carlla Pinheiro. No dia 2, o realizador e professor do IFB Pedro Garcia promove a oficina Entendendo o FAC, para auxiliar a elaboração de projetos para editais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF. No sábado, dia 3, às 14h, a realizadora e diretora de arte Denise Vieira ministra a oficina “Arquitetar cinemas, imaginar cidades” que selecionará até seis projetos de curta para dialogar sobre concepção geral da arte com a equipe.

Nesse mesmo dia, acontecerá um grande encontro NPD com realizadores independentes para pensar a cadeia produtiva do DF. O evento é aberto para que cineclubistas, produtores, realizadores, técnicos, responsáveis por festivais, salas de exibição, professores troquem ideias sobre outros modos de fazer cinema. No domingo, dia 04, às 15h, os realizadores Giulliana Molotov, Nathalia Brum, Marcelo Vinicius, Calcifer Zecaiê e Gustavo Letruta debaterão sobre cinema, juventude e direito à cidade.

O festival contará ainda com apresentações musicais de Medx, do trio de blues afrofuturista DuBlu e Adriel Higino. Além disso, teremos palco aberto para apresentações artísticas curtas, feira  de artesanato com artistas locais, exposições e muito mais. 

A 3ª edição do Festival Recanto do Cinema - Audiovisual na Periferia é totalmente gratuita e é realizada pelos professores, técnicos e estudantes  do IFB Campus Recanto das Emas, bem como pela colaboração do NPD Recanto do cinema, e do projeto Jovem de Expressão.

Confira a programação completa:

Quarta, 30/11  

16:30   Abertura festival

17:00 - 18:00  Mesa de Abertura: com do Germano, Reitora. Direção do evento e curadoria.

18:00   21:00   "Filme convidado  Mato seco em chamas, direção Adirley Queirós, "

21:30   22:30   Apresentação:  Medx

                                              

Quinta, 1º/12   

14:00 - 16:00  " Oficina 01- TikTok com influencers - “Da perifa às redes - 

com Stephany Mesquita e Carlla Pinheiro

14:00 - 16:00  " Mostra especial sessão - Primeiro Corte”

Clandestinas de Gabriela Rascovit (DF)

Quarto de Adriel Higino (DF)

Invisíveis de Hudson Peixoto (DF)

A Luta de sua Vida de Marcos Murilo (DF)

16:00 - 18:00  "Mesa Imaginando outros cinemas - com  Adirley Queirós, Vinicius Silva, Mayara Santana

18:00 - 18:40  Palco aberto

19:00 - 20:20  "Mostra competitiva - sessão 1: futuros imagináveis”

Pandemia para quem  Derlon Dreyfus, Gleiciane Rodrigues, Igor Montelo, Israel Araujo,

 Mayane Dourado, Roberto Carvalho(DF). Talvez eu nunca tenha amado  André Aragão (SE)  Missão berço esplêndido  Joel Caetano (SP) Nossos passos seguirão os seus  Uilton Oliveira (RJ)

20:30 - 22:00  Recanto Poético

                                              

Sexta, 02/12    

10:00 - 12:30  "Mostra especial - sessão memórias vivas com debates dos realizadores estudantes EMI

Raízes Históricas, de Maria Izabel (DF)

Resgate do Coração, de Emilly Emerick (DF)

Memórias Artísticas, de Kezya Jubé (DF)

Sobre Viver, de Cindy Abrantes (DF)

A Greve, de Jemima Camila (DF)

14:00 - 15:30  "Oficina: Entendendo o FAC: Como buscar recursos para o seu filme no DF

com Pedro B. Garcia"

16:00 - 18:00  "Mostra Especial - Debate com os realizadores”

 Raimundo Nonato, de David Cantanhêde (DF)

Vulnerabilia,  de Isac Venancio e Luiz Macêdo (DF)

A Batalha, de Heriferia  (DF)

Remotamente, de Leonardo de Carvalho, Gabriela Rodrigues, Julia Ribeiro, Yuri Alves, Francisco Lima (DF)

18:00 - 18:40  Palco aberto - com Sarau da quarta

19:00 - 20:20  "Mostra competitiva - sessão 2: pertencer é preciso

  • Onde aprendo a falar com o vento, de Victor Dias e André Anastácio (MG)
  • Fôlego vivo, da Associação dos Índios Cariris do Poço Dantas (CE)
  • Ana Rubia, de Íris Alves Lacerda e Diego Baraldi (MT)
  • Quebra panela, de Rafael Anaroli (PE)

20:30 - 22:00  Apresentação : Adriel Higino - voz e violão

                                              

Sábado, 03/12    

14:00 - 16:00  Encontro NPD com realizadores independentes do Distrito Federal.

14:00 - 18:00  "Oficina: Direção de Arte

 com Denise Vieira"

16:00 - 18:00  AUDITÓRIO   "Mostra competitiva sessão 3: corpos em movimento”

  • Seliberation #2, de Estela lapponi (SP)
  • Lina, de Melise Fremiot (RJ)
  • A velhice ilumina o vento, de Juliana Segóvia (MT)
  • Custódia, de Vinicius Sassine (DF)
  • Uma carta insone, de Daniel Canavese de Oliveira (RS)

18:00 - 18:40  Palco aberto

19:00 - 20:20  "Mostra competitiva - sessão 4: universos em expansão”

  • Ímã de geladeira, de Carolen Meneses e Sidjonathas Araújo (SE)
  • O que eu gosto de fazer é ter nascido no mundo, de Monique Rangel (MG)
  • Nossas mãos são sagradas, de Julia Morim (PE)
  • Forrando a vastidão, de Higor Gomes (MG)

20:30 - 22:00  DJ SAVANA

                                              

Domingo, 04/12    

10:20 - 11:00  "Mostra infantil: Sessão Pequeno grande olhar”

  • O Sonho de Zezinho, de Edmundo Lacerda (BA)
  • Paloma, de Alex Reis (SP)
  • Niara, de Fogaça, Gabrelú e Vitória Cardoso (SP)
  • Ewé de Òsányìn: O Segredo das folhas, de Pâmela Peregrino (BA)

11:00 - 11:40  intervenção artistica com Coletivo Ria

12:00 - 16:00  almoço/intervalo

15:00 - 17:00  "Mesa: Cinema, Juventude, Direito à Cidade - Marcelo Vinicius (Cine de Expressão), Giuliana (Produtora Mercado Sul),

 Nathalia Brum (404 produções), Zé Calcifer.

17:00 - 18:00  Lançamento de livro “Dos filmes que ainda não fizemos”

18:00 - 21:00  Encerramento e premiações

21:00 - 22:00  Apresentação: banda Dublu

 

Serviço:

3º Festival Recanto do Cinema - Audiovisual na Periferia 

30 de novembro a 04 de dezembro de 2022

IFB Campus Recanto das Emas - Avenida Monjolo, Chácara 22, Q. 300

Instagram: https://www.instagram.com/recantocinema/

Site: https://www.recantodocinema.com.br/

 

*Considerando a circulação da nova subvariante da ômicron, BQ-1 da Covid-19 no Distrito Federal, e o consequente aumento dos casos e da taxa de transmissão, o Instituto Federal de Brasília (IFB) reforça a recomendação quanto ao uso de máscara durante evento e a necessidade de completar o esquema vacinal. 

 

Fim do conteúdo da página