Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Recanto das Emas > “Conferência de Educação IFB 16 Anos” - Campus Recanto das Emas debate indicadores de eficiência acadêmica
Início do conteúdo da página

“Conferência de Educação IFB 16 Anos” - Campus Recanto das Emas debate indicadores de eficiência acadêmica

Criado: Sexta, 04 de Julho de 2025, 14h07 | Publicado: Sexta, 04 de Julho de 2025, 14h07 | Última atualização em Sexta, 04 de Julho de 2025, 14h12 | Acessos: 28

A Reitoria do Instituto Federal de Brasília (IFB) realizou na quarta-feira, 2 de julho, a “Conferência de Educação: IFB 16 Anos - Momento Campus Recanto das Emas”.

 A atividade ocorreu no Auditório do Bloco B dessa unidade do Instituto e foi desenvolvida em duas partes:

a.     Pela manhã, a equipe da Reitoria apresentou o diagnóstico dos indicadores de eficiência acadêmica;

b.     À tarde, foram apresentados os dados sobre a situação financeira do Instituto e do Campus e explicados os vínculos entre as questões acadêmicas e orçamentárias. Foram, ainda, dadas orientações sobre a próxima fase da Conferência de Educação IFB 16 Anos.

Eficiência acadêmica

Coube ao servidor Filipe de Morais Cangussu Pessoa apresentar os dados sobre os índices de eficiência acadêmica (IEA) do IFB. Ele explicou que o Instituto utiliza a Plataforma Nilo Peçanha (PNP) como ferramenta e referência para construir e balizar os dados de eficiência acadêmica.

Os índices

Para medir a eficiência acadêmica, os Institutos Federais utilizam três índices principais:

1.      Taxa de Evasão – percentual de alunos que abandonam o curso antes de sua conclusão;

2.     Taxa de Retenção – percentual de alunos que permanecem no curso, mas podem não concluir dentro do prazo devido, por exemplo, a reprovações;

3.     Taxa de Conclusão – percentual de estudantes que efetivamente concluíram o curso.

Filipe apresentou dados que colocam o IFB Campus Recanto das Emas com excelentes resultados no Ensino Técnico. Quando comparado a outros campi de institutos federais que também ofertam o Curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo, o Recanto das Emas apresenta índice de eficiência acadêmica igual ou superior às outras instituições.

Mateus Fonseca, diretor de Desenvolvimento de Ensino da Pren na Conferência de Educação

Matrículas obrigatórias

Além de medir as taxas de evasão, retenção e conclusão, há os índices de porcentagem de cursos obrigatórios que um Instituto Federal precisa ofertar. São obrigatórias:

1.     50% das vagas para cursos técnicos;

2.     20% das vagas para a formação de professores, seja em cursos de capacitação, licenciatura ou pós-graduação;

3.     10% das vagas para a Educação Profissional de Jovens e Adultos (Proeja).

4.     Os Institutos Federais podem, ainda, ofertar Cursos Superiores de Tecnologia, Bacharelados, Mestrados, Doutorados e Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).

Pontos que requerem melhorias e avanços no IFB Campus Recanto das Emas

Em contraponto aos bons resultados nos cursos técnicos, especialmente os dados excelentes na eficiência acadêmica do Curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo, há desafios.

Em alguns dos índices de eficiência, o IFB Campus Recanto das Emas precisa avançar. Três pontos foram apresentados como temas que requerem atenção da equipe de gestores, docentes e corpo técnico.

O IFB Campus Recanto das Emas tem baixa eficiência quanto à oferta de cursos superiores de tecnologia ou bacharelado, à oferta de cursos de formação de professores, incluídas as Licenciaturas, e dificuldades em manter um funcionamento satisfatório dos cursos voltados à Educação Profissional de Jovens e Adultos (Proeja).

Cautela ao ler os dados

Ao abordar os pontos sensíveis da eficiência do IFB Campus Recantos das Emas, a reitora Veruska Ribeiro enfatizou a necessidade de se analisar os números a partir de um contexto histórico e social. Na avaliação da gestora, se os números forem vistos fora de contexto, pode-se chegar a conclusões que não equivalem à realidade.

Por que temos dificuldades?

O IFB Campus Recanto das Emas não tinha oferta de cursos superiores de tecnologia, pois quando ocorreu a transferência desta unidade educacional de Taguatinga para o Recanto das Emas, o Curso Superior de Tecnologia em Processo Gerenciais foi cedido ao Campus Brasília.

A mesma situação ocorreu quanto à formação de professores. Na mudança de sede, o Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol foi cedido ao IFB Campus Ceilândia.

Naquele momento, o campus contava com equipe de professores e biblioteca para atender às exigências do Ministério da Educação e ofertava duas graduações; portanto apresentava um índice de eficiência adequado nesses quesitos.

Mudança e recomeço

Quando a unidade foi transferida para o Recanto das Emas, fez-se necessário recomeçar todo o trabalho. Inicialmente, foi ofertado apenas o curso técnico em produção de áudio e vídeo, tanto o integrado quanto o subsequente ao Ensino Médio. Foi preciso realizar concurso e montar uma nova equipe de professores, adaptar um novo prédio e montar novos laboratórios.

Perspectivas de melhorias

A partir de agosto de 2025, o IFB Campus Recanto das Emas resolverá o problema com a falta de um curso superior. Foi aprovado pelo Conselho Superior do IFB a criação do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual.

Quanto à formação de professores, atualmente a equipe pedagógica trabalha na elaboração de Projeto Político-Pedagógico para implantar uma Licenciatura em Artes Visuais na modalidade a distância.

Ações atenuantes

Entretanto, a instituição tem-se esforçado para contribuir com a formação de professores, mesmo sem uma Licenciatura própria na modalidade presencial.

Atualmente, o campus oferta uma Licenciatura em Letras-Inglês na modalidade a distância por meio de uma parceria com a Universidade Aberta do Brasil. Há, também, uma pós-graduação (especialização) EAD em Educação Profissional e Tecnológica voltada para os professores das redes municipais, estaduais e federal.

Situação do Proeja

Quanto ao Proeja, o IFB Campus Recanto das Emas enfrenta dificuldades tanto para preencher quanto para manter ocupadas as 80 vagas do curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo.

Tanto a reitora quanto o diretor-geral do campus, Germano Teixeira Cruz, ressaltaram que as dificuldades que o IFB Campus Recanto das Emas enfrenta para ter um curso de jovens e adultos eficiente estão relacionadas ao fato de os trabalhadores terem grande dificuldade em conciliar os horários de trabalho e os estudos.

Busca de soluções

Durante a Conferência de Educação, a Reitoria informou que há uma equipe de Docentes, Analistas e Técnicos em Educação trabalhando na elaboração de uma política específica para o Proeja.

O diretor-geral Germano Teixeira Cruz também informou que o campus está revendo o atual modelo de Proeja e buscando soluções para os problemas atuais.

Defesa do Proeja

Germano defendeu a importância de manter os cursos de Proeja em funcionamento, mesmo nos momentos em que os índices de eficiência não sejam positivos.

Na avaliação do diretor-geral, faz parte da missão dos Institutos Federais acolher e dar formação aos trabalhadores que não conseguiram ter acesso à educação formal na idade adequada. O gestor argumentou que, se os cursos não são eficientes, cabe ao campus reavaliar a situação e buscar soluções.

Mediador da Conferência

No período matutino, a Conferência de Educação foi mediada pelo servidor Filipe de Morais Cangussu Pessoa.

Filipe é economista e atua como Analista em Educação no IFB há mais de 12 anos. Possui mestrado e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Atualmente está lotado na Coordenação-Geral de Planejamento (CGPL) na Reitoria.

Fim do conteúdo da página