Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Recanto das Emas > Única escola de audiovisual na periferia do DF, IFB inaugura seu 1º curso superior no Recanto das Emas
Início do conteúdo da página

Única escola de audiovisual na periferia do DF, IFB inaugura seu 1º curso superior no Recanto das Emas

Criado: Quinta, 28 de Agosto de 2025, 09h24 | Publicado: Quinta, 28 de Agosto de 2025, 09h24 | Última atualização em Quinta, 28 de Agosto de 2025, 09h26 | Acessos: 49
imagem sem descrição.

O IFB Campus Recanto das Emas inaugurou, na terça-feira (26), o 1º curso superior na área do audiovisual localizado na periferia do Distrito Federal (DF). Com a presença de estudantes, professores, servidores e do administrador da cidade, foi realizada, no auditório, a aula inaugural do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual.

 

Audiovisual democrático, autoral e periférico

A coordenadora do curso, professora Juliane Peixoto Medeiros, ressaltou que esta unidade do IFB é a primeira instituição a garantir formação audiovisual fora do Plano Piloto. Mais que isso, ela afirmou:

“Esse projeto foi pensado em diálogo, tentando entender quais eram os anseios e os desejos, propondo um curso que – mais do que uma formação para o audiovisual – é uma proposta de formação do audiovisual junto com esse território.”

Na avaliação da coordenadora, o Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual do IFB Campus Recanto das Emas não se restringirá apenas à cidade.

O curso foi concebido para se “comunicar com toda a periferia do DF, porque não [se trata apenas] de uma instituição pública no Recanto das Emas, mas da primeira instituição de formação audiovisual na periferia, fora do Plano Piloto”, explicou Juliane.

A localização na periferia, em um território distinto das demais escolas de cinema, oferece ao IFB a possibilidade de construir uma formação audiovisual com uma nova proposta. Nas palavras da coordenadora:

“Esse novo território é muito significativo e mostra que carregamos conosco muitas pessoas que desejam e sonham com um audiovisual mais democrático, descentralizado, inventivo e autoral… porque acreditamos que o audiovisual autoral é aquele que pensa e constrói junto com a comunidade.”

 

Para mais informações sobre o novo curso, acesse:
Página do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual

Ouça também a participação da professora Juliane Peixoto Medeiros no Podcast Estação IFB.

Notícia relacionada:
Novo curso de Produção Audiovisual começa no IFB Recanto das Emas com aula inaugural nesta terça-feira, 26

 

Jornalista: Wákila Mesquista

Legenda da foto: Mesa da aula inaugural

Fim do conteúdo da página