Saiba qual o perfil dos novos estudantes do EMI no IFB Campus Recanto das Emas

A Coordenação Pedagógica (CDPD) do IFB Campus Recanto das Emas finalizou, no mês de abril, as análises do perfil dos novos estudantes do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Produção de Áudio e Vídeo (EMI). Os dados correspondem aos alunos que ingressaram neste primeiro semestre de 2025.
O Portal IFB ouviu os servidores do Campus Recanto das Emas para apresentar e explicar os dados disponibilizados.
Fontes dos dados
As informações utilizadas pela Coordenação Pedagógica não são públicas e estão protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD - Lei nº 13.709/2018). Portanto, o que se divulga são os dados gerais, sem qualquer identificação individual.
Do que se trata este perfil?
Os Analistas e os Técnicos em Educação do IFB elaboram o perfil dos estudantes com o objetivo de planejar os melhores métodos e abordagens de ensino. Além disso, o perfil é utilizado para organizar as turmas. O campus tem três turmas de primeiros anos de Ensino Médio e os estudantes são agrupados de modo a manter a diversidade em todas as salas de aula.
Qual a cidade de origem dos estudantes?
Cerca de 77,88% dos novos estudantes do EMI no IFB Campus Recanto das Emas são da própria cidade em que se localiza a escola. Isso indica que a unidade educacional cumpre um dos seus principais objetivos: oferecer educação pública e gratuita para a comunidade onde está inserida.
Os demais, cerca de 26% dos estudantes, são moradores do Riacho Fundo II (9,62%), de Samambaia (4,81%), Águas Claras (2,88%), Gama (1,92%) e Arniqueira, Ceilândia e Santo Antônio do Descoberto (0,96% cada).
Mais alunos do Recanto das Emas
Quando comparado aos anos anteriores, verifica-se um aumento de estudantes moradores do Recanto das Emas. Em 2023, eram 61,36% dos novos matriculados. Em 2024 este número subiu para 69,81% e em 2025 ultrapassou os 77%.
A Coordenação Pedagógica não tem os números referentes aos anos de 2018 a 2022. Entretanto, no último triênio, o número dos estudantes que moram no Recanto das Emas aumentou em 16 pontos percentuais.
Na avaliação do professor Felipe do Couto Torres, mestre em Geografia pela UnB e docente do IFB Campus Recanto das Emas, “embora seja possível levantar hipóteses para essa questão” do aumento do número de alunos oriundos da RA do Recanto das Emas, seria necessária “uma análise fundamentada em pesquisa científica para se chegar a conclusões com rigor metodológico”.
Porém, ele afirma que: “de forma preliminar, o aumento no número de estudantes oriundos dessa Região Administrativa pode estar relacionado ao fato de que, nos últimos anos, a comunidade local tem se tornado progressivamente mais consciente da existência desse Campus como uma instituição pública acessível”.
“Já ouvi relatos de moradores das imediações do campus que, até pouco tempo, acreditavam se tratar de uma instituição privada”, explica o professor.
Etnia
Quanto à etnia, a maioria dos novos estudantes são pardos (51%), seguidos de brancos (27,9%) e pretos (20,2%). A quantidade de alunos pardos e pretos totaliza 71% dos matriculados.
Isso significa que o percentual de estudantes negros nesta unidade do IFB pode ser ligeiramente maior que o percentual de negros na população do Recanto das Emas. Segundo o Mapa das Desigualdades do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), a população de pardos e pretos na RA do Recanto das Emas era de 67% em 2021.
Mas o professor Felipe do Couto Torres alerta que, “a comparação entre as bases de dados do INESC de 2021 e do IFB de 2025 pode gerar uma incoerência dos parâmetros comparativos devido à diferença dos anos dos levantamentos”.
“Uma [pesquisa] foi feita em 2021 e outra 2025. Por esse fato, é esperado que haja diferença entre os dados. Isto é, não dá para tirar uma conclusão assertiva”, enfatiza Felipe Couto.
Apesar da ressalva, o IFB Campus Recanto das Emas tem se mostrado capaz de acolher a pluralidade étnica desta RA.
Mais de 82% na idade esperada
No critério idade, a maioria (78,8%) dos recém-matriculados têm 15 anos. Cerca de 11,5% têm 16 anos; com 17 anos, são 4,8% e com 14 anos, são 3,8%.
O Analista de Educação Felipe Serra explica que os estudantes que têm entre 14 e 15 anos estão na série esperada para sua idade. No caso destas turmas, 82,6% dos alunos estão com a relação idade/série esperada. Cerca de 17,3% dos estudantes estão com a relação idade/série fora do padrão esperado. Segundo Felipe, este número é considerado bom e não chega a indicar um ponto fora da curva.
Felipe Serra afirma, ainda, que os problemas na relação idade/série podem ocorrer devido a reprovações ao longo da vida escolar da criança ou adolescente ou por terem sido matriculados no Ensino Fundamental fora da idade obrigatória de seis anos.
Sexo: mais meninas que meninos
Quanto ao sexo, as novas turmas têm uma maioria de meninas, elas representam 57,7% do total. Os meninos compõem 42,3%. De acordo com a PDAD de 2021, o número de pessoas do sexo feminino na RA do Recanto das Emas é de aproximadamente 51,9%. Portanto, este Campus do IFB tem mais pessoas do sexo feminino que a média da cidade onde a escola está inserida.
Também na avaliação do Analista de Educação Felipe Serra, o fato da maioria dos ingressantes do EMI serem do sexo feminino, não foge à média nacional. Segundo ele, as meninas têm se mostrado mais perseverantes em se manter no sistema educacional.
Leia mais sobre o perfil dos estudantes do IFB Campus Recanto das Emas
Estudante: saiba como você foi matriculado na Turma “A”, “B” ou “C”
Palavras-chave
IFB; Recanto das Emas; Perfil; Estudantes.
Jornalista: Wákila Mesquita
Redes Sociais